De RZ a RZ
Capitão Leandro Leite segue na liderança do grupo xavante |
Ao longo dos últimos anos, uma marca ficou caracterizada no estádio Bento Freitas - continuidade de resultados no clube.
Assim foi construída uma fase de cinco anos sob o comando do técnico Rogério Zimmermann, desde sua primera volta , em 2012. Em 2003, RZ iniciou sua primeira grande marca na Baixada, levando o time de volta ao Gauchão, e sendo o campeão da Divisão de Acesso de 2004.
A chamada Era Zimmermann foi crescente. Os acessos e classificações foram uma trajetória inquestionável, pelos resultados alcançados. Porém, como tudo na vida há tropeços e desacertos. Em 2017, uma ruptura desta etapa aconteceu, levando o técnico a deixar a Baixada, ainda no Campeonato Brasileiro Série B .
Clemer
Veio então o técnico Clemer, com poucas marcas nesta etapa de carreira, mas consagrado jogador de futebol, como goleiro de grandes clubes nacionais, atingindo seu ápice como Campeão do Mundo pelo Internacional.
Como técnico, Clemer foi considerado uma aposta da direção do clube xavante, visto que, poucas oportunidades como técnico estavam em seu currículo. No mesmo ano, após alguns momentos de dificuldade, conseguiu recuperar o time na competição nacional, levando o Brasil até a 8ª colocação na Série B.
Com sua renovação, praticamente, definida, veio um novo feito pelo grupo rubro negro, já no Gauchão de 2018 - o título de vice campeão, eliminado apenas pelo Grêmio, que apresentava um dos melhores grupos e desempenhos técnico-táticos no cenário nacional e continental, com a conquista do terceiro título da Libertadores da América.
Mas ao longo do tempo, muitas variáveis transformaram o que se aguardava como sucesso, em um constante medo de rebaixamento na competição brasileira.
Gilmar Dal Pozzo
A troca foi iminente, e a direção trouxe Gilmar Dal Pozzo para seguir com o trabalho.
Os resultados tinham colocado o Brasil na Zona de Rebaixamento, e muitas convicções de continuidade, e de bons resultados, já haviam perdido o foco.
Dal Pozzo esteve apenas dois meses a frente da equipe. Muitas saídas de jogadores e a chegada de outros , fizeram com que o resultado de adaptações e ''queima '' de etapas de ajustamentos fossem aceleradas.
Por fim, a pressão sobre a direção continuava, e o time ,depois de sair do Z-4 em duas rodadas, voltou a cair na assustadora zona.
A Volta de RZ
Como última cartada, a direção xavante apelou para a volta de Rogério Zimmermann. Isso mesmo ! Após pouco mais de um ano de sua saída, RZ está de volta ao Bento Freitas, reanimando muitas esperanças da torcida, e deixando contrariados , alguns setores, do próprio clube, que desejavam a sua saída , no ano passado.
Será com este cenário que o time terá que buscar os pontos , ainda possíveis, de evolução na tabela de classificação, pois além do cenário nacional elevado, muitas outras etapas do clube dependem desta manutenção. Inclusive, a própria sequência de construção do Novo Bento Freitas, passa a depender , indiretamente, desta continuidade na segunda divisão nacional.
Comentários