DIVISÃO de ACESSO - POLÊMICA ou MÁ INTERPRETAÇÃO DO REGULAMENTO ?

Está sendo debatido um 'provável erro' de formulação no Regulamento da Divisão de Acesso. Segundo informações, o velho ''formulismo'' da FGF estaria gerando polêmica. E  preparem-se , pois vem aí a ''ENGENHARIA DA BOLA'' no Segundo Semestre com as tais ''competições paralelas''. 


Vice presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman disse que conforme o regulamento os critérios para terceira vaga são claros : "O critério do artigo 15 é por percentual e inclui a parte dos mata-matas.''

Abaixo, matéria postada por Tiago Nunes, no blog peleiafc.com, onde reproduziu entrevista à Rádio Imembuí , de Santa Maria, vice presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman :

''Um campeonato, 16 clubes, 3 vagas a série A, um regulamento com 29 páginas e várias interpretações. A Divisão de Acesso de 2013, tem uma fórmula parecida com a do campeonato gaúcho, com alguns pontos diferentes no regulamento em função das 3 vagas que dão acesso para Série A. A polêmica iniciou com a disputa da 3ª vaga, que é pelo documento oficial será disputada entre os vices de cada turno. Porém se o vice for o mesmo, entra para disputa da vaga o melhor colocado na classificação geral.

A partir deste momento começa toda polêmica e as interpretações do regulamento. Pela classificação geral dos dois turnos, o Riograndense tem a melhor campanha com 32 pontos, porém segundo vice-presidente da FGF, Luciano Hocsman tem que levar em consideração TODOS os jogos da equipe, sendo assim entram os mata-matas.

Para a direção do Riograndense isso desequilibra o torneio, já que no primeiro turno o mata-mata começou direto nas semi-finais. Já no segundo turno teve as quartas de finais. "Os pontos que se consideram é o de grupos. No primeiro turno tem dois jogos para chegar a final. No segundo turno tem três jogos. Não são considerados os jogos da fase final porque são desproporcional pela diferença de jogos. Isso ficou muito claro no congresso técnico. A melhor campanha que vale é a dos turnos." - disse Juliano Leite presidente do Riogandense

Caso o Aimoré seja eliminado pelo o Ypiranga com um empate, o índio capilé passa o Riograndense no aproveitamento geral e sendo assim se credência a disputa da terceira vaga com vice campeão do segundo turno.

O que diz a FGF
Em entrevista a Rádio Imembui, de Santa Maria, o vice presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman disse que conforme o regulamento os critérios para terceira vaga são claros considerando o percentual de aproveitamento usando o número de pontos disputados com o número de pontos ganhos: "O critério do artigo 15 é por percentual e inclui a parte dos mata-matas. Tens que pegar o número de pontos que o clube fez e dividir pelo número de pontos disputados. Isso é um critério mais justo. No domingo já teremos possivelmente esse percentual de aproveitamento após os jogos. A partir do momento que pega esse percentual de aproveitamento o desequilibro desaparece." - disse o vice.''

Comentários