FGF CRIA COMPETIÇÕES CONFUSAS E DEFICITÁRIAS



INVENÇÕES DA BOLA - No melhor estilo Thomaz Edson e Santos Dumont, a Federação Gaúcha de Futebol complica, novamente, suas competições. 


O segundo semestre promete ser DEFICITÁRIO e desastroso para alguns clubes do cenário gaúcho. Já não bastasse toda a discussão para esclarecer o que acontece na Divisão de Acesso e suas '' combinações matemáticas'', agora, a ''engenharia de competições '' da FGF cria novo imbróglio futebolístico para 2013. 

Que falta de objetividade!


Matéria da Zero Hora
FGF muda fórmula da Copa e cria cinco campeonatos para o segundo semestre
Torneios regionais, Copa em mata-mata e um supercampeonato são as novidades


Rafael Diverio
rafael.diverio@zerohora.com.br
 
Gauchões, Copa do Brasil e Mundial Interclubes no Rio Grande do Sul. Ao menos, é assim que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vê as mudanças propostas para os clubes para as competições do segundo semestre. Em vez de apenas uma Copa envolvendo todas as equipes, cinco campeonatos serão disputados: três regionais, um mata-mata e um torneio envolvendo os campeões.

As mudanças foram apresentadas nesta segunda-feira, na sede da FGF em Porto Alegre. Diversos clubes compareceram no congresso técnico. Eles têm até o dia 1º de julho para solicitar participação. Após a confirmação, as fórmulas serão elaboradas e divulgadas.

De concreto mesmo, a divisão por regiões. Serão três campeonatos regionais, nos moldes do campeonato gaúcho. A tendência é que haja uma competição envolvendo equipes do sul, outra com times da região metropolitana e a última com representantes do norte do Estado. Cada uma delas será independente, com entrega de troféu para o campeão.

— Queremos fomentar as rivalidades e recriar o hábito de ter o futebol como uma opção de lazer no interior — afirmou o diretor de Projetos e Novos Negócios da FGF, César Cidade Dias.

Paralelamente, será disputada uma Copa, que levará o nome do ex-presidente do Juventude Willy Sanvitto. A competição será ao estilo da Copa do Brasil, com partidas de mata-mata, jogos de ida e volta. Todas as equipes participarão e os confrontos serão definidos por sorteio.

Os campeões dos campeonatos regionais e o vencedor da Copa Willy Sanvitto disputarão ainda um supercampeonato. A competição ocorrerá durante o congresso técnico do Gauchão, em uma única sede. A tendência é que a cidade seja Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

— Em vez de promover viagens, como era anteriormente, faremos o congresso aqui no Estado e disputaremos este campeonato, ao estilo do Mundial Interclubes. Não dizemos que o RS é um mundo à parte? Então, temos o nosso próprio Mundial — brincou Dias.

A FGF deverá disponibilizar 10 datas a mais do que em 2012 para as competições, com o objetivo de aumentar o número de jogos. As competições iniciam na primeira semana de agosto.

Comentários