CRUZEIRO VENCE GRÊMIO TITULAR e complica o jogo na Boca do Lobo

Esquema com três atacantes dá errado e Grêmio e perde para o Cruzeiro na Arena
 
Time de Vanderlei Luxemburgo perdeu por 2 a 1 em noite que nada deu certo para os gremistas

O que parecia um teste para o confronto decisivo com o Fluminense em 10 de abril pela Libertadores parece ter dado uma certeza ao técnico Vanderlei Luxemburgo: o esquema com três atacantes naufragou. Com direito a vaias no final do jogo, o Grêmio foi superado pelo Cruzeiro por 2 a 1 na Arena. Os gols foram marcados por Jô e Reinaldo para o adversário. Welliton descontou para o Grêmio.

Com um esquema tático com três atacantes, o técnico Vanderlei Luxemburgo pretendia sufocar o Cruzeiro no início do jogo. Conseguiu, em parte. O Grêmio fez uma blitz aérea nos primeiros dez minutos. A principal chance ocorreu aos oito: Fernando cobrou falta pela ponta esquerda, levantou na área e Cris cabeceou com perigo, rente ao poste esquerdo do goleiro Fábio. Além disso, foram dois escanteios e um cruzamento, todos afastados pela zaga adversária.

Enquanto o Grêmio abusava das bolas levantadas, o Cruzeiro apostava nos contragolpes. Aos 12, Jean invadiu a área com velocidade e tocou para Jô, que furou em bola. No rebote, Jean Paulo arriscou chute mascado e perigoso, perto da trave esquerda de Dida.

O tempo passava e o Grêmio parecia não se encontrar com o esquema com três atacantes. Welliton e Barcos quase não apareciam no jogo por conta da forte marcação. Kleber ainda buscava mais o jogo e tentava se movimentar. Aos 24, o Pirata tentou aproveitar uma saída errada de bola e tocou para Zé Roberto, dentro da área, que não conseguiu achar o Gladiador em posição de gol.

Zé Roberto, aliás, parecia sobrecarregado na função de único armador. Não só ele, como Souza e Fernando erravam muitos passes. E o Cruzeiro se aproveitava. Aos 27, Jean puxou outro contragolpe com muita velocidade e aproveitou o fato de Werley estar na beira do campo recebendo atendimento médico por desconforto na coxa esquerda. O atacante cruzeirista deixou Jô cara a cara com Dida. Mas Cris chegou na hora certa e desarmou o ataque com um carrinho preciso, na bola.

O Grêmio voltou à carga. Barcos dominou na intermediária e lançou Welliton na ponta direita, que ganhou na corrida dos zagueiros e chutou para defesa em dois tempos de Fábio. Antes do intervalo, André Santos ainda teve tempo de desperdiçar um ataque pela ponta, em que subiu livre, mas foi desarmado pela defesa adversária.

_ Estamos errando passes bobos. Eu, o Fernando, o Zé. Quem tem que armar está errando. Temos que melhorar _ sintetizou Souza, no intervalo.

O Grêmio voltou para o segundo tempo com Marcelo Grohe no lugar de Dida, que sentiu desconforto muscular. O time de Luxemburgo dava indícios de que a situação poderia melhorar. Aos oito minutos, André Santos teve boa chance e arriscou da entrada da área, pelo lado esquerdo do gol de Fábio. No minuto seguinte, Pará cruzou na área e Zé Roberto chutou por cima.

Marcelo Grohe, que pouco havia trabalhado, acabou por falhar aos 14 minutos. Após lançamento na área, o goleiro se enroscou com Werley e deixou a bola livre para Jô mandar para o fundo do gol. O Cruzeiro abria o placar na Arena.

No minuto seguinte, o Grêmio quase empatou. Kleber dominou dentro da área e chutou rente ao poste esquerdo de Fábio. Aos 22, a igualdade finalmente. Fernando cobrou escanteio, Kleber escorou e Welliton, com cabeceio firme para o chão igualou o placar.

Mas aos 28, o Cruzeiro voltou a marcar novamente. Após escanteio cobrado na primeira trave, Reinaldo apareceu livre e mandou para o fundo do gol de Marcelo Grohe para decretar o 2 a 1.

O Grêmio ainda perderia Barcos, que saiu de campo após uma pancada na costela e deu lugar a Willian José. Mais um prejuízo em uma noite que nada deu certo na Arena.

ZH

Comentários