GAUCHÃO 2013 : SÉRGIO RAMIREZ ASSUME O STA CRUZ

Sérgio Ramirez comanda o FC Santa Cruz no centenário
Foto: Ramirez foi apresentado nos Plátanos pelo vice-presidente executivo, Jorge Boettcher e pelo vice-presidente de futebol, Tuta Almeida
Gauchão/2013

Uruguaio, que trabalhou em diversos clubes brasileiros, foi apresentado na tarde desta sexta-feira nos Plátanos

Santa Cruz do Sul – No ano do seu centenário, o FC Santa Cruz vai ter no comando um treinador uruguaio. Sérgio Ramirez d´Ávila, de 61 anos, foi anunciado pelo presidente em exercício Jorge Egídio Boettcher e pelo vice-presidente de futebol, Tuta Almeida, na tarde desta sexta-feira nos Plátanos. Esta será a segunda experiência do treinador no futebol gaúcho que no ano passado trabalhou no Brasil/Pelotas na Série C do Brasileiro.

Tuta Almeida destacou que a opção por Ramirez para o comando técnico é fazer uma boa campanha no ano do centenário. “Ele preenche o perfil de vencedor que traçamos para o Gauchão de 2013”, explica. Segundo Almeida o clube vai montar um time à altura, sem fugir do orçamento. “Vamos brigar no mercado pelos jogadores bons”, explica.

O técnico Sérgio Ramirez explicou sua trajetória como treinador profissional, que incluem passagens pelos principais clubes de Santa Catarina e Paraná, além de muitos do interior de São Paulo. Ele disse que pretende montar uma equipe com cara moderna, que saiba marcar e que tenha aptidão para o ataque. “Minhas equipes jogam basicamente em três sistemas: 4-4-2, 4-2-3-2 ou o 4-5-1. Como minha formação no futebol é no Brasil, não fujo muito do habitual”, salienta.

Ramirez pretende utilizar jogadores da base – entre 4 a 5 jogadores – que integram o time juvenil para completar o grupo. “Pelos clubes que passei sempre fiz isso e fiquei feliz em saber que aqui tem um trabalho nessa linha. Na medida do possível iremos utilizar jogadores, assim como fiz em outras equipes. Sempre ajudei os jogadores da casa. O próprio Leandro Damião trabalhou comigo no Marcílio Dias em 2008, antes de vir para o Inter. Também lançamos jogadores como o Marcos Assunção e o Marcelinho Paraíba, no Rio Branco de Americana (SP)”, explica.

Sobre indicação de jogadores, Ramirez salienta que não é de vir com uma “sacola de atletas”. “Isso depende de discussão com a direção. Sei bem como funciona, pois já atuei como coordenador técnico. Mas é claro que poderei ajudar a indicar nomes que se enquadrem dentro da realidade financeira.”

Na preparação física vai trabalhar o filho de Sérgio, Giovane Brum Ramirez, sendo que a abertura da temporada ainda está sendo prevista pela diretoria do Galo, que pode ser entre 26 de novembro ou 1º de dezembro.

“Para mim é uma honra trabalhar no clube no ano nobre como é o do centenário. Vamos montar um time aguerrido e que busque superar as campanhas dos anos anteriores”, citou quando questionado sobre as campanhas da equipe nos últimos campeonatos. A partir de agora, definitivamente, o ano do futebol profissional de 2013 iniciou nos Plátanos.

Crédito: Jacson Miguel Stülp/CaseMKT

Comentários