SÉRIE C começa com regulamento alterado por liminar do Treze

Com mais de um mês de atraso, Série C começa ainda sob ameaça

Serão quatro partidas neste sábado, pela primeira rodada

Depois de mais de um mês adiada por imbróglios jurídicos, finalmente a Série C do Campeonato Brasileiro terá início. Serão realizadas, nesta primeira, rodada quatro partidas neste sábado, cinco no domingo e uma na segunda-feira. Brasiliense e Vila Nova são as duas únicas equipes que já conquistaram o título da terceira divisão nacional e que irão disputar a competição neste ano.

O campeonato era para ter início no dia 25 de maio deste ano, mas devido a uma liminar impetrada pelo Santo André, a competição foi adiada. O time do ABC paulista disputava uma vaga na competição com o Brasil de Pelotas, que no fim das contas teve que disputar a Série D do Brasileirão.

Uma outra vaga na competição foi disputada por três clubes: Rio Branco-AC, Treze e Araguaína-TO. O time paraibano e tocantinense brigavam para obter a vaga do Rio Branco, que usou a justiça comum no ano passado, mas que foi punido.

Ao decorrer do processo, o Araguaína desistiu da vaga e se contentou com a Série D. Já o Treze, por ordem jurídica, conseguiu ser incluso na competição. ainda briga pela vaga na terceira divisão.

Os times do Icasa-CE, Vila Nova-GO, Salgueiro-PE e Duque de Caxias-RJ irão disputar a competição neste ano por terem sido rebaixados da Série B do Brasileirão do ano passado. Já Tupi-MG, Santa Cruz, Oeste e Cuiabá-MT disputarão a competição pelo acesso da Série D. O time mineiro foi o grande campeão da competição do ano passado.

Regulamento
O regulamento deste ano prevê quatro fases do campeonato. Na primeira, serão 21 clubes divididos em dois grupos. Os quatro melhores classificados de cada grupo serão classificados para as quartas de final da competição, onde o primeiro colocado do Grupo A enfrentará o quarto colocado do Grupo B e vice-versa, em jogos de ida e volta. Quem passar desta fase se classificará para as semifinais e garantirá o acesso à Série B do Brasileirão de 2013.

Grupo A
1º    Águia Marabá/PA
2º    Cuiabá/MT
3º    Fortaleza/CE
4º    Guarany (S)/CE
5º    Icasa/CE
6º    Luverdense/MT
7º    Paysandu/PA
8º    Rio Branco/AC
9º    Salgueiro/PE
10º    Santa Cruz/PE
11º    Treze/PB

Grupo B
1º    Brasiliense/DF
2º    Caxias/RS
3º    Chapecoense/SC
4º    Duque de Caxias/RJ
5º    Macaé/RJ
6º    Madureira/RJ
7º    Oeste/SP
8º    Santo André/SP
9º    Tupi/MG
10º    Vila Nova/GO

Comentários