Fifa autoriza clubes a terem até 12 jogadores no banco de reservas

Medida, que entra em vigor em 2013, substitui o regulamento que permitia sete suplentes

Os próximos campeonatos de futebol terão uma inovação autorizada pela Fifa. Nesta quinta-feira, a entidade aprovou a permanência de até 12 jogadores no banco de reservas, substituindo a antiga lei que liberava a presença de apenas sete na lateral do campo. No entanto, esta medida só valerá no Brasil a partir de 2013.

Mesmo com mais opções à sua disposição, os treinadores só poderão mexer na equipe três vezes. A Fifa preferiu não alterar a regra e informou as federações de futebol que as novas alterações valerão a partir do dia 1 de julho. Com isso, a temporada europeia poderá começar já com a presença de mais suplentes no banco de reservas.

As equipes também receberam outra notícia inovadora da Fifa. Os times agora poderão entrar em campo com uma escalação diferente da que é anunciada anteriormente ao árbitro. O juiz responsável pela partida terá de identificar quais foram as mudanças em campo e alertar os seus assistentes antes do confronto.

Outras mudanças foram mais burocráticas. Os chutes no reinício com bola ao chão não valerão mais como gol. Caso a bola balance as redes, o árbitro poderá marcar tiro de meta ou escanteio. Já as publicidades terão de ser colocadas a pelo menos um metro de distância da linha do campo, enquanto os jogadores estão proibidos de usar cintas adesivas com cores diferentes dos seus respectivos uniformes.

Gazeta Press

Comentários