FIFA MUDA ESTATUTOS

Joseph Blatter - presidente da FIFA
Giuliander Carpes
    Direto de Budapeste (Hungria)


O Congresso da Fifa aprovou nesta sexta-feira(25), em Budapeste, o pacote com as primeiras mudanças nos seus estatutos. A mais significativa delas é a reformulação do comitê de ética da entidade, que terá duas câmaras: uma de investigação e outra de julgamento. A nomeação dos chefes de cada câmara ficou para a próxima reunião do comitê executivo, no dia 4 de julho.

Os dois chefes de câmara serão propostos pelo comitê independente de governança, órgão que indicou Domenico Scala para a chefia do comitê de auditoria e observância. O suíço foi nomeado um dos "jovens líderes globais" pelo Fórum Econômico Mundial em 2004. Scala teve vários postos de liderança no grupo farmacêutico Roche.

As demais mudanças do estatuto da Fifa só vão ser votadas no próximo congresso, no próximo ano, nas Ilhas Maurício. São as alterações mais consistentes, que preveem limitação de idade (72 anos) para os membros da entidade, novo processo de eleição do presidente da Fifa (poderá concorrer a, no máximo, dois mandatos de quatro anos), indicação de um componente independente no comitê executivo e novo procedimento para escolha do país-sede da Copa do Mundo.

Apesar das mudanças discretas, o presidente Joseph Blatter(foto) disse que elas são muito importantes. 
 
Blatter
"Este é um dia histórico. Nós estamos seguindo em frente e nos regulando. Espero que tenhamos tempo até o próximo congresso para discutir as outras mudanças nos nossos estatutos", afirmou. 

"Nós não podemos pegar todo o pacote agora. É muito pesado. Nós temos que sentar juntos em reuniões e conversar sobre todas as questões. As grandes decisões serão tomadas somente no próximo ano".

Comentários