Código de conduta da Fifa promete ser rigoroso

Novo código de conduta da Fifa promete ser rigoroso contra a corrupção

Regimento terá de ser cumprido por todos os países membros da Fifa e é composto do onze princípios

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (26) que apresentará seu novo código de conduta no congresso da entidade, que acontecerá em Budapeste, na Hungria, nos dias 24 e 25 de maio, com texto que rejeita e condena toda forma de suborno e corrupção ligadas ao futebol.

O regimento terá que ser cumprido por todos os países membros da Fifa e é composto do onze princípios. Além do combate as fraudes, o documento também reafirma o desejo da entidade "desempenhar um papel pioneiro na luta contra as drogas e o doping no esporte".

Outro ponto de destaque do novo código de conduta é a intolerância contra discriminação por qualquer motivo, além não aceitar nenhuma forma de assédio moral ou físico.

O Fair Play, o esporte aliado a responsabilidade social e o meio-ambiente, são outros dos princípios que estarão no documento. Com as mudanças, o objetivo da Fifa é cobrar clubes e entidades a "manter a transparência e cumprir suas obrigações através de controles internos necessários".

O código é um dos pontos da agenda do Congresso da entidade máxima do futebol mundial, onde também serão apresentados os relatórios de atividades e finanças de 2011.

Comentários