CLUBE DOS 13 está de volta !

São Paulo, SP, 06 (AFI) – O Clube dos 13 está de volta. Na tarde desta terça-feira, em assembléia geral com os clubes, em São Paulo, ficou definido que a entidade organizada por alguns clubes do futebol brasileiro voltará a vigorar a partir de 2012. Fabio Koff, ex-presidente do Grêmio, vai seguir como presidente, mas novas eleições serão convocadas após o pagamento da última dívida.


"Assim que os débitos forem quitados, convocarei novas eleições. Posso dizer que os problemas que enfrentamos ficaram para trás. Deixarei a presidência com o sentimento de dever cumprido."
No começo de 2011, o Corinthians pediu sua desfiliação do Clube dos 13 por não concordar com a forma em que a entidade estava negociando os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para os anos de 2012, 2013 e 2014 com os diversos meios de comunicação interessados. Após isso, outros clubes seguiram pelo mesmo caminho, enfraquecendo a entidade.
"A data de hoje (terça) marca a refundação de uma instituição de longa história de serviços prestados ao futebol brasileiro" disse Fábio Koff, que segue como presidente e homem forte do Clube dos 13.
Além do retorno do Clube dos 13, ficou também definido que Flamengo, Sport, Portuguesa e Grêmio irão se encarregar de fazer o novo estatuto, com novos objetivos para a organização. Entre outros assuntos discutidos, esteve o orçamento para a temporada de 2012, que, inclusive, já está aprovado pelos clubes participantes.
Atual campeão brasileiro e principal “rebelde” no começo de 2011, o Corinthians já foi convidado e sinaliza com uma possível volta. O retorno do Timão deverá novamente fortalecer o Clube dos 13.
Fundado em 1987, o Clube dos 13 tinha como função principal defender os interesses dos grandes clubes do País na negociação conjunta dos direitos de transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro. Mas a reeleição de Fábio Koff, com a derrota de Kleber Leite, candidato preferido da CBF, fez a entidade perder força. Liderados pelo corintiano Andrés Sanchez e sob a tutela da entidade máxima do futebol brasileiro, os clubes optaram por negociar os direitos dos próximos Brasileirões individualmente, fechando todos com a Rede Globo.
 


Comentários