AUTÊNTICO - Paulo Porto não vê interior Campeão Gaúcho

"Não vejo nenhuma equipe que possa no momento tirar o título da dupla Grenal"

Paulo Porto, técnico da S.E.R. Caxias, vem trabalhando forte na montagem da equipe para o Campeonato Gaúcho 2012. O experiente treinador está em sua segunda passagem pelo clube, sendo que em 2007 já havia treinado a equipe da serra.

Paulo Porto já dirigiu as equipes mais importantes do estado. Em 2002 foi campeão da série B regional com o São José de Cachoeira do Sul. Em 2006 chegou nas etapas finais da série C do Brasileirão, comandando o Brasil de Pelotas. O treinador foi escolhido por duas vezes como o melhor técnico do Campeonato Gaúcho, nos anos de 2007 e 2008.

Nesta entrevista, Paulo Porto expõe suas opiniões sobre o início do trabalho no Caxias, a montagem da equipe e as expectativas para o Gauchão 2012.
 
 Nestas primeiras semanas como técnico do Caxias, como o grupo vem sendo montado?

O trabalho de formatação da equipe já foi definido, agora estamos contratando os jogadores para executarem o esquema tático estabelecido. Estamos encontrando algumas dificuldades pois o mercado está muito aquecido o que dificulta as contratações, mas a direção está fazendo o possível para montar um bom grupo para o Gauchão.

Que jogadores já fazem parte do Grupo da SER Caxias? Falta muito para fechar o grupo para o Gauchão 2012?

Foram contratados os seguintes jogadores: Alexandre Villa (goleiro), Maidana (lateral-direito), Gabriel (zagueiro), Lucas Galvão (meia e ala esquerdo), Umberto (volante), Alisson (volante), Mateus (volante), Juninho (meia), Rafael Santiago (atacante) e Cahion (atacante). Temos 13 jogadores vindos da base e mais 4 profissionais que ficaram da Copa RS. Estamos aguardando a assinatura de contrato de um goleiro, um zagueiro e um atacante. Precisamos de mais 3 ou 4 jogadores para fecharmos o grupo.

O que o senhor pediu aos jogadores na reapresentação da equipe?

Na apresentação deixei bem claro que a definição do objetivo era buscar o titulo do interior e para isso precisaríamos da dedicação de todos a partir do primeiro treinamento. A construção de um grupo forte e unido era responsabilidade de todos. Ficou bem claro que estamos trabalhando na 3ª força do futebol gaúcho e, portanto, teremos todas as condições de desenvolvermos nosso trabalho. Na apresentação também tivemos a presença do presidente Osvaldo Voges e toda a sua diretoria, e ainda a presença do presidente do Conselho, Alceu Fasbinder, dando respaldo importante para o trabalho a ser iniciado.

Quais clubes, na opinião do senhor, estão se preparando melhor para o Gauchão 2012, excetuando a dupla Gre-Nal?

Acho que aquelas equipes que participam de competições o ano inteiro levam uma pequena vantagem, como Lajeadense, Novo Hamburgo, Juventude e Pelotas. Mas tambem temos outros times que fazem investimento pesado só para o Gauchão, que é o caso do Veranópolis, Avenida, Santa Cruz e São Luiz.

Qual o esquema tático preferencial a ser utilizado na equipe do Caxias na temporada 2012?

Não temos um esquema definido ainda pois estamos com o grupo incompleto e precisamos observar as características de cada um para esta definição.

Existe perspectiva de um clube do interior conquistar o Campeonato Gaúcho 2012?

Não vejo nenhuma equipe que possa no momento tirar o título da dupla Grenal e tenho convicção de que isso só será possível quando uma equipe do interior formar um grande time e der continuidade, para ter a maturidade suficiente de, num campeonato curto, surpreender Inter e Grêmio.

Comentários