CETÍCO , SIM ! PESSIMISTA, NÃO !


O CONCEITO
Ceticismo científico - uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la por método científico.

O FUTEBOL
No caso do futebol, uma cultura social de enormes paixões e entusiasmos, por vezes até exagerados, torna-se comum, em alguns momentos do esporte, permitir que o discurso possa superar a prática.

Normalmente, como acontece no início das temporadas, onde os clubes de futebol estão procurando a melhor formatação das equipes, encontrarem nomes ou referências sobre jogadores contratados, que lhes permitam  administrar as emoções de seus torcedores com uma confiança, demasiadamente acentuada, sem muitas vezes as confirmações dessa correspondência em campo.

No futebol pelotense, isso já se confirmou por diversas vezes.

Foram episódios, que mesmo na melhor das intenções, adiantaram demais uma esperança em profissionais contratados por aqui, mas que em nada deixaram saudade.

Apenas como ponto de exemplificação, quem não lembra de alguns deles?

No BRASILK9 - Douglas Pitbull - Arlindo(zagueiro) - Cacimba - Sidnei - Lino e por aí segue...

No PELOTAS : Nélio( o substituto do Zico) - Robinho - Vanderson - Miro Baia - Christian(que veio e foi no mesmo dia) - Pedro (que tremeu no Olimpico) e outros ...

Além disso , outro fator que sempre marca todo começo de ano, são alguns discursos diretivos com um otimismo acima do realismo, deixando torcedores da Dupla " à verem navios ".

Exemplos?

- A pré temporada do Pelotas na Espanha.
- Jogadores que viriam apenas por acreditarem no projeto e nos dirigentes.
- O projeto de avaliação(Copa Laci Ughini) , que deixou uma enorme dúvida de critérios, para a permanência de alguns jogadores ( que parecem "concursados" na Boca do Lobo), em detrimento de jovens apostas para futuro aproveitamento.

- A "patrolada" do Brasil, na Segundona.
- Os "acessos" bastante difíceis de serem alcançados, como o laureado Campeonato da Série C, que só trouxeram acessos, mas de raiva, nos torcedores , do que as alegrias  pretendidas.
- As mudanças  no "almoço de apoio" , que pouco mudaram.
Por isso, o futuro à Deus pertence !
Para 2012 , já me posicionei, com clareza, respeito, mas com uma dose de ceticismo :
- vou esperar para ver! 

Mesmo assim, prefiro ficar com um resguardo bem maior, avaliando do meu ponto de vista, e tão somente isso, do que depositar uma confiança maior , embalado pelos manifestos diretivos dos clubes, de que tudo que está sendo dito e pretendido, aconteça do papel para o campo de jogo , sem que as imperfeições não estivessem incluídas nas etapas a futuro.

Texto Beto Vettromille

FUTEBOL ON LINE  - ALFA 94,5 FM Das 12:30h as 13:30h Segunda a sexta Produção e apresentação BETO VETROMILLE 

Confira ,também, o BLOG FUTEBOL ON LINE

Comentários