COMENTÁRIO ESPORTIVO - Beto Vetromille
Simples : Foi soberano dentro de campo.
O resultado não surpreende , pelo tipo de desempenho e atitude da equipe no confronto contra o time grená.
Na noite desta quarta feira, no primeiro jogo, do primeiro “mata mata”, o Lobão iria enfrentar a segunda melhor campanha da primeira fase da Copa Laci Ughini.
O Caxias vinha com um aproveitamento de 63% , com o segundo melhor ataque - 23 gols, e uma das melhores defesas, com 7 gols sofridos.
Ao contrário desses números, o Pelotas entraria em campo com uma das características apresentadas na primeira etapa da competição - a instabilidade nos jogos.
A desconfiança fazia parte daqueles que acompanhavam os jogos. Destacava-se um primeiro tempo de BRAPEL, uma vitória fora , em Camaquã, quebrando um jejum de 6 meses, sem vencer longe da Boca do Lobo, e por último, a vitória de superação na classificação conquistada em Livramento no último jogo .
Pelotas x Caxias apresentou personagens de destaque.
Destaque Especial para André Sangalli - goleiro do Caxias : não fosse suas decisivas intervenções, em lances terminais dos ataques do Pelotas, sua equipe sofreria um resultado adverso mais dilatado.
1- Bruno Hepp - Goleiro do Lobão, participou seguro efetivo, mesmo nas raras tentativas do Caxias. Recuperado das lesões, afirma-se com o um titular da meta áureo cerúlea;
2- Igor - Lateral direito do Pelotas : firme na ação mais contida , taticamente , marcando e fechando as investidas pelo lado dos atacantes rápidos do Caxias;
3- Uilian Nicolletti e Fernando Cardoso - Seguros ! Uilian, zagueiro do lado direito, já havia demonstrado muita qualidade, na Copa do ano passado, quando , por vezes, tinha que ser adaptado a outros companheiros, que supriam as ausências regulares de um zagueiro pelo lado esquerdo. Fernando Cardoso ganha mais certeza de uma profunda segurança no miolo de defesa.;
4- Nunes : Confirmou, mais uma vez, a qualidade no setor defensivo, e ainda, apresentando-se no ataque , cabeceando cruzamentos originados dos escanteios;
5- Carlos Augusto - Afirmo - com a qualidade da função executada no meio campo do time, credenciou-se à titularidade ao lado de Nunes;
6- Maicon Sapucaia - destacou , ao final : " O time todo quis!"
Mas além do que seus companheiros, ele quis mais. Fez a diferença na capacidade de compor na marcação, desarmar e sair de trás com a bola trabalhada , avançando pelo meio campo, conduzindo o time ao ataque. Até na "ponta esquerda", cruzando bola, Sapucaia apareceu.
7- Cleiton - Apresentou um ótimo trabalho adiantado no meio campo. Alicerçado pelas ações seguras de retaguarda, o meia criou jogadas nas investidas individuais ao ataque;
8- Rafael Paraíba - Teve categoria na abertura do placar , aos 16' do segundo tempo. Recebendo um perfeito passe do volante Carlos Augusto, teve a maturidade de esperar o detalhe certo para definir o chute pro gol, e colocar no canto direito do goleiro Sangalli;
9- E por fim, o jogador que definiu o placar - Clodoaldo, que já havia tocado para as redes na primeira etapa, mas anulado, fez um giro sobre a marcação, na esquerda da área do Caxias, e chutou colocado, também, no canto direito do goleiro caxiense.
10- O número deste destaque está adequado - o técnico Carlos Gavião foi dez!
Com a mesma serenidade , equilíbrio de todas as outras partidas, manteve o pensamento naquilo que está convicto, e aplica na equipe - jogar e estar aplicado na atividade tática do grupo.
Foi assim que ele mandou o time para o jogo decisivo desta noite.
Gavião , em mais um momento de maturidade e altivez, falou ao final do jogo : - " o jogo de lá está me aberto."
Gavião sabe que nada está ganho. Irá conduzir os dois próximos dias, até domingo ,com esse pensamento no vestiário azul e ouro.
Mesmo que lá, o Pelotas tenha um revés, acredito na mesma idéia que já defendi em outras oportunidades - ele está no caminho certo, e a direção do Pelotas fez muito bem em acreditar no seu trabalho, dando-lhe o horizonte de Gauchão, para sua melhor evolução no desafio de ser um futuro técnico de reconhecimento.
Portanto, todas essas razões somam-se às ações aplicadas em campo pela equipe comandada por Gavião, consolidando uma maiúcula vitória na Boca do Lobo.
FUTEBOL ON LINE - ALFA 94,5FM
Segunda a sexta 12:30h as 13:30h
Produção e apresentação
Beto Vetromille
Comentários