XAVANTE - " QUEM SABE, NÃO DESAPREENDE"

COMENTÁRIO

Na Baixada, o período é de preparação para a Série C do Brasileiro 2011.

Como afirmação, dentro de qualquer esporte, mas principalmente no futebol, o trabalho de evolução e ajustamento de uma equipe demanda de tempo para que as coisas se acertem dentro de campo. O G.E.Brasil vem correndo atrás desse tempo, coisa que no momento não é o mais adequado para essa resposta imediata.Por isso, nos dois amistosos realizados pelo time xavante, contra o Juventude, dão a impressão de que tudo está mais difícil. Em Caxias do Sul, na semana passada, o Rubro Negro perdeu por 2x1. Na última terça feria, no Bento Freitas, o mesmo Juventude venceu o Xavante por 1x0. Já de muito tempo, quando analiso os clubes em suas etapas de pré competição, não me pauto por resultado de placar. Esses , as vezes , podem ser considerados "mentirosos", em relação àquilo que poderá ser desenvolvido no decorrer da preparação. Vale lembrar, que na preparação para a Segundona, o xavante teve um tempo de 50 dias de preparação, e fez bons amistosos , os quais deixaram uma ótima visão daquilo que poderia realizar na competição. Mas a história foi outra.

PERGUNTAS:

-Quem não sabia que o Juventude é o atual campeão do interior do Gauchão 2011, e que manteve , praticamente, todo o time do primeiro semestre?

-Quem não sabia, que um time com a atual condição de ajuste tático e técnico, do time da Serra, faria muita diferença em confronto com um time(Xavante), que até segunda feira, estava apresentando novos atletas para o campeonato?

-Quem não sabia, que atletas recém chegados ao Bento Freitas, como Asprilla, Luiz Carlos, sem jogar há meses, teriam maiores dificuldades de desempenho?

- Quem não sabia, que o entrosamento, e adaptação , na formação de um novo grupo de trabalho , num time de futebol, é base para analisar uma melhor desenvoltura dentro dos jogos?

Talvez, quem olha futebol com os "olhos do coração", ou ainda, os mais precoces nas análises famintas por desempenhos fascinantes, mais apaixonados pelo futebol "mágico", que em nada condiz com a realidade dos fatos do novo momento Xavante.

Talvez isso possa explicar o fato de tamanha cobrança e "frustações" de alguns, com os dois resultados dos amistosos.

É FATO

O aspécto de comparação com os adversários do Brasil , na Chave D, da Série C, sim , podem manifestar tal ansiedade.

Vejamos:

1- Joinville - vem reformulado na Copa SC, recuperando terreno, e com a mudança de técnico, chegou à final contra o brusque, vencendo bem o primeiro confronto, por 4x0, demonstrando estar um passo à frente do time da Baixada;

2- Caxias - já trabalha na formação do grupo, e dentro de jogos amistosos e treinamentos comandados por Guilherme Macuglia há dois meses;

3- Chapecoense - atual Campeão Catarinense, o time de Mauro Ovelkho vem realizando bons jogos treinos , com vitória, inclusive sobre o mesmo Juventude, em caxias , no último sábado(02/07), por 3x1;

4- Santo André - segundo o que se pode apurar nas notícias do time paulista, um défict financeiro de R$ 8 milhões, bem como ,uma sequência de rebaixamentos nas competições , recentemente, disputadas, além de uma mudanças profundas na reformulação do time, é a incógnita dos atuais adversários que disputarão a Série c contra o G.E. Brasil.

5- Por fim, o Brasil - mal fadado, na Segundona Gaúcha, sem o Acesso esperado à Divisão Principal do Gauchão, o time gaúcho da chave está sem patrocinador master.Contratou um grupo de nome , e com currículo destacado em clubes importantes do cenário brasileiro. Ainda sem o tempo de trabalho adequado, para ajustar a equipe, corre atrás do equilíbrio técnico- tático para iniciar a competição. O que pergunto, é se esses mesmos jogadores experientes , teriam "desapreendido" o futebol que os consagrou, anteriormente?

Não tem mágica para fazer isso acontecer de imediato. Mas sabe-se , de que a prórpia fórmula da disputa oferecerá jogos aos finais de semana, com prazo de recuperação e treinamentos que poderão acrescer o algo mais para a equipe. Além disso, a estréia será fora de casa, contra o Santo André, dia 17/07, emm São Paulo. Depois, na segunda rodada, enfrentará o Joinville , em Pelotas, no Bento Freitas. E logo nessa sequência, folgará na tereira rodada, pérmitindo um tempo de mais 15 dias de trabalho para a Comissão Técnica recuperar o ajuste técnico, físico e tático. Das 8 rodadas, o time deverá encontrar suas soluções dentro das duas primeiras semanas, para que pelo menos, conquiste pontos importantes, para evitar a ponta debaixo da tabela de classificação, logo na arrancada. Se isso acontecer, as chences de uma evolução estará semeada para o restante da primeira fase do campeonato.

JOGOS TREINOS

A direção do G.E. Brasil, confirmou mais dois jogos treinos para o time xavante :

Sábado(09/07) - 15:30h em Bento Gonçalves , contra o Esportivo;

Terça(11/07) - 15:30h em Porto Alegre contra o time B do Grêmio, no campo suplementar do Olímpico.

Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

Comentários