O " ÍNDIO " : A MÍSTICA DE VOLTA AO BENTO FREITAS

Já se vai um tempo, quando lembro dos bastidores do futebol profissional, especificamente, por onde, desses últimos quinze anos, trabalhei durante 3 anos deles dentro do G.E Brasil, e via muitos fatos relevantes às ações de simpatia ou místicas, nos vestiários , durante as competições disputadas pelo xavante.
A MÍSTICA
Camisetas do terno principal do elenco, sendo levadas em mães de santo para benzer ; jogadores com verdadeiros rituais antes dos jogos, tanto na sistemática da semana de treinos, bem como, no momento do vestiário há minutos do jogo. Tudo isso remonta uma tradição dos vestiários pelo futebol no país. Respeito muito todas as crenças. Apenas relato alguns detalhes, que as vezes o torcedor desconhece sobre os bastidores da bola.
É FATO
A figura do índio, antes posicionada sobre o antigo placar do Bento Freitas, é parte dessa história. Recordo , jogadores e até mesmo ex dirigentes xavantes, que agiam com determinadas atitudes especificamente ditas para "dar sorte", reverenciando um fato recorrente em todos os bastidores de inúmeros clubes do futebol. O episódio que descrevi ao amigo J.Éder, em seu livro BRAPEL - sobre um tabú quebrado pelo Brasil em 1995, num clássico BRAPEL, na Boca do Lobo, onde o xavante não vencia por um longo período de 13 anos, o seu maior rival, acabou encenando um roteiro todo recuperado pela mística de uma imagem de uma santa( que nunca saía do vestiário rubro negro) dentro do ônibus da delegação, traçando o mesmo trajeto da última vitória há mais de uma década . Pois acreditem ou não, o xavante venceu por 1x0 , quebrando o "tabú" no clássico.
O ÍNDIO - (parte 1)
Agora , a mística está de volta !
O fato , oficialmente, contado, foi de que a imagem teria sido removida por medida de segurança. Nos bastidores, dentro do próprio Bento Freitas, funcionários declinaram que nada disso aconteceu. Uma contrariedade, desde o episódio Alex Martins, quando subiu no placar, depois de uma grande vitória xavante na Série C de 2008, colocando sua camiseta sobre a imagem, teria motivado alguns membros da diretoria xavante , ordenar à funcionários que retirassem o índio lá de cima. Passou o tempo, e os resultados do time , nas competições disputadas, em nada deram certo. Em 2010, o time quase caiu na Série C , em Caxias, não fosse o resultado paralelo do Juventude, deixando o clube na terceira divisão nacional, mas sem se quer passar a primeira etapa da competição.
O ÍNDIO VOLTOU ! (parte - 2) Uma nova estátua do índio Xavante já está instalada na Baixada. Um grupo de torcedores se uniu e levantou cerca de R$ 800,00 para fazer duas esculturas da mascote rubro-negra, que até pouco tempo ficava posicionada sobre o antigo placar eletrônico, e teve que ser retirada por motivos de segurança. A primeira imagem foi finalizada nesta sexta-feira, e está posicionada logo na entrada do estádio, pronta para receber a ‘maior e mais fiel’ no domingo. **(Matéria do site www.gebrasil.com.br )
E uma vitória Xavante ?
Terá sido a competência do time ou a sorte trazida pelo índio ?
Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

Comentários