MUDANDO O " TEMPERO " - COPA 2014

ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO

O torcedor do Rio de Janeiro não terá do que reclamar no novo Maracanã, nem mesmo com a redução da capacidade para 78 mil pessoas, é o que garante a secretária estadual de Esportes, Márcia Lins, responsável por administrar a preparação do Maracanã para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Vista aérea do Maracanã, que está em obras para a Copa do Mundo de 2014
MÍSTICA E HISTÓRIA
"O Maracanã sai do parâmetro de ser apenas um estádio de futebol construído em 1950 e que ganhou fama e virou esse templo mundial do futebol para ser um parque esportivo e de entretenimento", disse a secretária à Reuters em entrevista no estádio.
"Ele foi construído em 1950 com um conceito de partidas de futebol que eram assistidas por grandes públicos em suas arquibancadas, com um grande setor onde as pessoas assistiam ao jogo de pé bem próximas ao gramado. Não tinha nem transmissão pela TV, só existia rádio, e as pessoas assistiram à Copa de dentro dos estádios. Quanta coisa mudou nesses 60 anos", afirmou.
"O Maracanã ao longo dos anos passou por alguns processos de reforma, mas não uma readequação geral como vem passando agora. Ele passa a ser um estádio moderno que atende a todos os requisitos que a Fifa exige para a Copa de 2014 e ao mesmo tempo ele guarda essa mística e essa história."
A principal mudança do novo Maracanã será nas arquibancadas. Em vez dos antigos dois anéis, haverá uma inclinação única desde o topo do estádio até a beira do campo, o que garantirá 100 por cento de visibilidade do jogo de qualquer lugar, de acordo com o projeto.
As duas principais exigências da Fifa para a Copa não estão ligadas às obras na parte de dentro do estádio. Quatro novas rampas de acesso estão sendo construídas para diminuir o tempo de entrada e saída dos torcedores, principalmente em caso de emergência. A falta de vagas para carros será solucionada com a ligação através de uma passarela por cima da linha de trem do estádio com o parque Quinta da Boa Vista, que será utilizado parcialmente como estacionamento.

Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

Comentários