Brasil adquire GPS e lactímetro, aparelhos de alta tecnologia que prometem ajudar na preparação do time Xavante para a Segundona Gaúcha
Seguindo com a política de evoluir enquanto clube e cada vez dar mais suporte e condições de trabalho para jogadores, comissão técnica e demais profissionais envolvidos com o futebol da Baixada, a Direção Executiva do Brasil adquiriu recentemente um kit de aparelhos eletrônicos que vai auxiliar no planejamento e desenvolvimento da programação de trabalho dos atletas.
Desde o fim da semana passada, dois GPS’s (Global Positioning System) e um lactímetro (medidor do nível de lactato) passaram a fazer parte da rotina de treinamentos do grupo rubro-negro, que está se preparando para encarar a Segundona Gaúcha, a partir do fim de fevereiro. Os aparelhos, que ainda estão frescos no mercado, são utilizados nos principais clubes e seleções do mundo e agora também no Bento Freitas.
O GPS, por exemplo, que recentemente se tornou um instrumento conhecido, no futebol serve basicamente para controlar a distância que um jogador percorreu, a velocidade dele e os locais do campo onde ele mais frequentou durante um treinamento ou um jogo. Ou seja, aparece na tela do computador se o atleta está se deslocamento na área onde foi designado pelo técnico, ou se ele está cumprindo o cronograma de atividades da preparação física.
Já o lactímetro é um pouco mais complexo. Porém, fica fácil de entender o funcionamento dele com a explicação do Dr. André Guerreiro, chefe do Departamento Médico Xavante, e principal beneficiado com os dados fornecidos pelo aparelho.
- O lactímetro é um equipamento de ponta na parte de medicina esportiva. Com ele nós conseguimos coletar sangue através de um pequeno furo no dedo do atleta e medir o lactato, que é um metabólico do músculo, um produto que foi jogado na corrente sanguínea a partir de uma musculatura que foi trabalhada. A partir daí, os níveis desse lactato indicam o desgaste e o tempo de recuperação muscular de cada jogador. Dessa forma nós podemos trabalhar particularmente com cada atleta, e isso ajuda muito a prevenir lesões, que é o que nós queremos: trabalhar na prevenção e não só no tratamento – apontou o médico especializado em ortopedia e traumatologia.
Com GPS, lactímetro e tudo mais que tiver direito, o Brasil estreia na Segundona Gaúcha no dia 27 de fevereiro. O jogo da Baixada, contra o 14 de Julho, está marcado para as 15h30.
Leonardo Crizel
Assessoria de Imprensa GE Brasil
imprensa@gebrasil.com.br
53 3229 3999
Blog Opinião Independente - Beto Vetromille
Comentários