PRIMEIROS PASSOS : É CLUBE ou COOPERATIVA ?

Acredito, que as coisas terão um futuro promissor, seguindo alguns passos, os quais, parecem ter um início nos últimos dias , sobre o nosso futebol. Há alguns dias, ouvimos uma entrevista do vice presidente do Internacional, Mário Sérgio Martins , falando sobre os conceitos, que mudaram, e evoluíram, dentro do Beira Rio, na busca efetiva de associados. Uma equação objetiva, transformou essa relação: CLUBE + TORCEDOR = SÓCIO Não é apenas a maneira comum utilizada , habitualmente, na relação direta do nosso futebol. A forma atual repassa a ideia de que torcedor tem que pagar a conta. Na prática, isso até , poderá somar nos esforços financeiros, mas não entendo que deva ser tão explícita essa amostragem , como marketing de um clube. É algo um pouco mais além, na objetiva condição de oferecer um melhor espaço e adequação de conforto à quem vai aos estádios. Quando falo em conforto, não me refiro a poltronas caras e cobertas com veludo. Seria um sonho. Mas conforto representa praticidade e comodidade para quem utiliza os espaços das praças esportivas como área de lazer. É por aí que entendo imaginar um trabalho mais concreto para o torcedor de futebol. É comum escutarmos opiniões de que só teremos futebol forte com mais sócios. Tudo bem, essa relação é quase direta. Porém, perguto : quem quer colocar dinheiro numa estrutura que não lhe ofereça, pelo menos, banheiros mantidos limpos e higienizados , quando uma moça, menina ou senhora precisa de um , durante os jogos? Alguém vai me convecer de que não gosta de um pouco de " mel" ? Isso é apenas um exemplo prático Quando você vai à um local onde o serviço de atendimento não lhe satisfaz, você voltará? No futebol não é diferente, dentro da via de mão dupla com seu "cliente." Na relação clube + torcedor, precisa ser criada a maneira mais motivada de trazer os torcedor , literalmente, para dentro do clube. Dou exemplos: No E.C. Novo Hamburgo, o sócio , em dia, utiliza o espaço da pista atlética do Estádio do Vale para caminhadas e outras atividades físicas. Dentro do complexo do novo estádio, uma academia de boa qualidade , é oferecida , sob orientação de profissionais, para que o sócio possa desenvolver suas aulas. O próprio Farroupilha, oferece ao seu sócio o parque de picinas , quando da temporada de verão. Parece simples, mas é uma forma objetiva de gerar essa relação com a presença do torcedor em suas dependências, mesmo sem futebol em algum momento. FIDELIZAR : essa me parece ser a melhor palavra mais adequada para demonstrar o que penso sobre a relação do torcedor "existir" num estádio. Isso deveria independer da badalada PAIXÃO. Estamos falando de CLUBE ou de uma COOPERATIVA ? Esse conceito ultrapassado , de querer dispertar , tão somente a consciência das pessoas, já ão mobiliza tanto assim. O mundo mudou!! É de conforto e praticidade que as pessoas procuram, seja qual for o setor de nossas vidas. E.C. PELOTAS Surgiu uma novidade que merece ser observada , positivamente. A venda de ingressos antecipados, via cartão de crédito. Sim, parece coisa européia. O presidente Aleixo manifestou de que , no Lobo, os sócios terão uma modalidade diferenciada para quem quiser ser sócio , também, do Parque Lobão, agregado ao Clube da Avenida. G.E. BRASIL Objetivamente, o clube vem aportando melhorias na infraestrutura de acesso dos seu sócios, com o sistema de cartões eletrônicos. Escuta-se muito, o sonho dos 10 mil sócios. Isso é possivel, mas não numa imediata reação dos torcedores, tão somente pelo incentivo , paixão ou discurso de modernização. Algo mais precisará estar elencado nas ações desse crescimento. No Grêmio Portoalegrense, quando o torcedor compra o ingresso, é entregue um cupom eletrônico, no próprio guichê , igual ao dos nossas lojas de varejo. Quando veremos isso por aqui? Parei para pensar se nessa marcha do tal" sócio vantagem" , que mais utiliza-se do momento que lhe convém para ser sócio, não seria melhor ampliar essa prática de antecipar lotes de ingressos , com algum tipo de promoção para quem o adquire. Política da Galinha Precisa ser mais badalado esse tipo de relação. Dos últimos anos que por aqui passaram jogadores de renomes do futebol nacioanl, nunca vi , nem ouvi, qualquer mídia promovendo os clubes, para essa chamada de sócios, como fazem os grandes clubes brasileiros. É comum ver nas tvs do centro do país, promoçoes utilizando profissionais para motivar a ampliação do quadro associativo nos clubes. Mano Menezes fazia isso no Corinthians. Cléber no Cruzeiro, jogadores no Vasco, e outros times de nível de série A. Portanto, não precisa de fómula mágica. Basta objetivar, e criar , essas situações motivadoras, com as quais qualquer um de nós teria mais prazer de frequentar nosso estádios. Boa sorte !!! Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

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