PELOTAS GARANTE CALENDÁRIO NACIONAL PARA 2011

Com a derrota no jogo do Beira Rio, contra o Inter B, pela semifinal da Copa Ênio Costamilan, por 2x1 , encerra seu trabalho dentro de campo na ótima temporada 2010.
Digo ótima, pois desde o Gauchão desse ano, o desempenho do clube nas competições que participou foi expressiva.
GAUCHÃO 2010
Na primeira fase do ano, o Pelotas desempenhou um belo trabalho no campeonato gaúcho, disputou decisão de título do segudno turno, a Taça Fábio Koff, no próprio Beira Rio, contra o time campeão da Libertadores, e ficou com o vice campeonato da competição.
SÉIRE D
A partir dali, o cenário era o Brasileiro da Série D.
Obteve alguns bons resultados, mas apenas dentro da Boca do Lobo, até o momento derradeiro, qual seja , a decisão de sequência na segunda fase , contra o Iraty do Paraná, empatando em 2x2, e encerrando sua participação, e até mesmo, sua eliminação da Série D.
Vinha , então, no horizonte do clube a Copa Ênio Costamilan.
COPA ÊNIO COSTAMILAN
Um começo desastroso, com mudanças de técnicos desde o nacional, até a chegava Itamar Schulle.
O time estava na última posição da tabela em sua chave de classificação.
Saídas de atletas todas as semanas. Inclusive do diretor executivo do clube.
Era um cenário nada promissor para o Lobão.
Com tempo, dedicação, e articulações inteligentes no vestiário e bastidores, o Pelotas soube reagir na competição.
Criou novo espírito de grupo.
Superou e suportou as limitações que tinha para achar as alternativas táticas e técnicas para as estratégias em campo.
Sofria com lesões, limitando ainda mais o grupo. Porém, soube crescer e elevar sua trajetória dentro dos jogos. Conquistou o título de Campeão da Região da Fronteira.
MATA MATA
Passou por adversários difíceis nos "mata matas". E chegou a decisão , novamente, por força do destino, no Beira Rio, contra o time campeão Sub 23 nacional.
O JOGO DA DECISÃO
A derrota veio no detalhe.
Com um penalti não marcado a seu favor, ainda no primeiro tempo, em Tiago Duarte, sofreu a marcação de um, contra si, em jogada errada da defesa de sua própria defesa. Sem achar culpados, sofreu com a queda de rítmo no segundo tempo.
Aliás, venho falando nisso há dez dias, sobre que seria melhor para o time ganhar como adiamento da segunda partida , do que se tivesse jogado na semana passada. O rendimento físico de alguns atletas seria menor.
Fica o trabalho do ano para ser exaltado. Principalmente, nessa reta final , onde o destaque do espírito guerreiro do grupo, foi orientado pelo técnico Itamar Schulle, peça importante na retomada e motivação do time na competição.
O FUTURO - O GAUCHÃO SÉRIE A 2011
A direção, já havia manifestado sua preocupação com o pouco tempo de preparação para o Gauchão 2011.
Agora, fica tudo voltado para esse novo horizonte, onde o apoio financeiro da televisão, e mais alguns patrocinadores, farão com que os reforços possam qualificar, mais ainda, o time para a Série A do regional.
Embora alguns não saibam ou duvidem, o Pelotas já tem calendário para o ano que vem.
Gauchão e Série D.
E porque afirmo que será a Série D? Uma fonte , ligada à FGF, me afirmou por celular, de que o interessante para o Cerâmica, deverá ser a repetição de atuação na Copa do Brasil. Portanto, é matemática simples: o Pelotas, terá a segunda opção das vagas - ou seja - a Série D.
Aguardem...
Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

Comentários