NA AUSÊNCIA DE MAIS FUTEBOL DA TERRA...

Carvalho - Piffero - Affatato e Martins

Na semana que passou , dentro do programa Papo da Bola, o vide presidente do S.C. Internacional, Mário Sérgio Martins( de óculos) participou em entrevista , ao vivo, falando sobre a forma como o clube Colorado mudou e evoluiu no seu sistema do quadro associativo.

Nas idéias principais da conversa, ficou bem claro de que um clube precisa, antes de arrecadar , oferecer.

Na condição de “cliente”, como o torcedor do clube precisa ser visualizado, o Internacional partiu para mudanças e melhorias no patrimônio, onde o seu futuro sócio, dispusesse de maior conforto e prazer em usufruir dessa etapa.

Não adianta apenas chamar o torcedor nas horas ruins, para pagar a conta.

O discurso repetitivo , de que só a conscientização é a saída, não tem mais espaço no mundo tão dinâmico e avançado como o que vivemos.

Conforto, tecnologia, velocidade do tempo, são fatores inerentes à mudança de comportamento das pessoas, atualmente.

A outra idéia muito objetiva, a qual tomo parte em defendê-la , é a de que o clube só sobrevive atingindo melhores resultados dentro de campo.

No exemplo do Inter, a conquista do Mundial em 2006 protagonizou uma nova categoria de sócios colorados, que contribuem com os cofres do Beira Rio, tão somente pelo status de serem sócios do clube campeão do mundo. Sem direito aos ingressos habituais que todos os outros tem , esses apenas colaboram pelo efeito do marketing atingido pelo seu clube.

Sei que aqui não teremos essa condição. Mas a idéia de mostrar essas evoluções dentro do campo, são obras que um departamento de marketing poderá desenvolver melhor, criando no torcedor o apreço pelo clube, adicionados por sua paixão.

Enfim, acredito que é hora de aprofundar mais essa discussão, e tentar resgatar uma maneira mais concreta de fortalecer os cofres dos nossos clubes, com campanhas de associados mais efetivas e objetivas como os exemplos que não foram mostrados.

Basta querer enchergar...

Blog Opinião Independente - Beto Vetromille

Comentários