Depois de vencer ao Vasco, pelo Campeonato Brasileiro Sub 23 por 5x0, o time do Inter B , que disputa a Copa Ênio Costamilan, enfrentou o Pelotas no primeiro jogo da semi final no último domingo, na Boca do Lobo.
Aqui, o confronto foi marcado por um ótimo jogo, aberto, equilibrado, mas que deixou a clara visão sobre o Colorado , que soube aproveitar muito bem os erros técnicos das jogadas ofensivas do Lobo , para jogar nos contra ataques.
O Pelotas tomou a iniciativa do jogo, mas tinha esse tipo de problema tático em campo, à ser resolvido.
Pois o tempo de dez dias, o qual sou defensor, quase que isolado, foi ótimo para o grupo áureo cerúleo resolver algumas dificuldades da equipe.
O técnico Itamar Schulle, ontem, na entrevista no Papo da Bola acredita que não foi bom essa mudança de datas. Talvez inserido nocontexto do clube defenda essa idéia. Mas como gosto de argumentar o que opino, confira comigo as comparaçções sobre o quão positiva foi a mudança:
Na defesa:
a) Com apenas um zagueiro, Itamar improvisava o volante Nunes ao lado de Uilian, para ajustar o setor; com isso , o mieo campo reduzia a oportunidade de melhorar sua articulação com menos uma peça de qualidade e função.
b)O zagueiro Rodrigo Ramos está recuperado, e poderá tomar seu lugar na defesa, liberando Nunes para o setor intermediário.
No meio campo:
Nunes retorna ao setor. Ao lado de Zaquel e Johnathan (ou Daril), aparecendo uma nova alternativa tática com mais marcação ou com mais articulação dos volantes, entre Daril e Johnathan. Se Daril Jogar , Itamar poderá deslocar Johnathan para a sua função de origem na lateral direita. No banco, o técnico teria João Rodrigo para alterar a escalação. Ou ainda, Daril ficaria na opção de reforçar a marcação em outro momento do jogo.
No meio campo de armação :
Léo Dias tem atuado na maioria dos jogos sozinho nessa função. Isso acarreta um grande desgaste para um atleta que vem de uma parada muito grande, e expõe-se mutio no jogo pelo comprometimento de criar e articular o espaço entre meio campo e ataque. Além disso, não se furta de marcar quando está sem a bola. Por isso, precisa de uma condição mais equilibrada para atuar. Com o tempo maior de recuperação, Maicon Sapucaia poderá ocupar esse lugar, junto com Léo Dias. Assim, daquilo que vejo em todos os jogos, o Peltas cresce e desempenha melhor suas chegadas na frente.
No ataque :
Nas escalações orientadas pelo técnico Itamar Schulle, os dois velocistas , Tiago Duarte e Clodoaldo, vem sendo fundamentais nessas chegadas na área dos adversários, e com finalizações que redundam em gols.
A opção da entrada de Sandro Sotili, que visivelmente, ainda não recuperou o bom rítimo que tinha nos jogos da Série D, pelo Pleotas, fazem com que essa altenativa fique reservada para o segundo tempo. Porém, com essa semana esticada de treinamentos, acredito que até mesmo o Alemão Matador, posso ter acrescentado um pouco mais de condições , para , quem sabe, atuar mais tempo no setor decisivo da equipe.
Detalhes muito importantes:
O Pelotas está , unicamente, focado nessa partida decisiva para seguir em frente na competição.
Já pelo lado Colorado B, domingo, às 14 horas no horário de verão, portanto "sol" das 13h,na partida preliminar de Inter x Avaí, pelo Brasileirão, tem uma decisão em escala maior de competição, contra um difícil adversário - Corinthians.
O Pelotas, com esse tempo todo, realizou trabalhos motivacionais, aliados aos treinos técnicos e físicos, somando papel embasador, determinante, no conceito moderno do futebol.
Enfim, com esses argumentos , sustento a opinião de que só o Lobão acrescentou alguma vantagem, em relação a si mesmo, sobre seu adversário da próxima quarta feira dia 17, no estádio Beira Rio.
Blog Opinião Independente - Beto Vetromille
Comentários