CONHEÇA A BOLA DA COPA

Você sabe o que é Jabulani? No idioma africano quer dizer "celebração", nome este , que batizou a bola oficial da Copa da África. Saiba um pouco mais : Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.

Crítica de quem conhece

O goleiro da Seleção Brasileira, Júlio César , recente campeão da UEFA/2010 pela Inter de Milão, não gostou da nova bola.

A bola oficial da Copa da África do Sul, a Jabulani, não vem fazendo sucesso entre os goleiros. Júlio César é mais um e não poupou críticas ao modelo, que chegou a comparar com os vendidos em supermercados. «É horrível, horrorosa. Parece aquelas que você compra nos supermercados» afirmou o goleiro titular do Brasil. Leve e rápida, a Jabulani não facilita a vida dos goleiros. Por isso não faz muito sucesso entre os que atuam na posição. Conformado, Júlio César disse ainda que as mudanças sempre levam em conta apenas a possibilidade de aumentar o número de gols. «Todo mundo quer ver gol. Aí, é a bola que muda. O goleiro não leva vantagem em nada. Mas ninguém mandou a gente escolher essa profissão» completou Júlio César.

Comentários