FUTEBOL INTERNACIONAL

A BATALHA DO BERNABEU
Uefa Champions League: Bayern de Munique contra a Inter de Milão
Endereço: Santiago Bernabéu, Madrid Data: Sábado, 22 de maio HOJE, 15:25H De muitas maneiras, esta tem sido a temporada de final de vingança pessoal de José Mourinho.

Injuriado pela maioria dos meios de comunicação italianos e fãs da oposição, ele levou a Inter de Milão para a Liga e da Taça de casal, marcar mais golos do que qualquer equipe do país, e se tornou uma lenda nos olhos da metade em preto e azul do San Siro no processo.

Três anos após deixar o Chelsea em uma espécie de nuvem, um dos 'auto-nomeado Representante Especial "dumping-los para fora da Liga dos Campeões na fase de quartas-de-final por 3-1 no agregado - uma pontuação que reflete apenas uma posição dominante da sua equipa sobre duas pernas.

Negligenciado pela hierarquia doBarcelona há 18 meses, em favor de Josep Guardiola ,e insultado por um fã do Barcelona, como "O Tradutor" em homenagem, zombando de seu tempo no clube como um conselheiro durante a década de 1990, foi o testemunho de habilidades do Português de preparação, motivação e gestão de homem.

Agora, no sábado, na final contra o Bayern de Munique tem a chance de vencer outro de seus ex-superiores - Louis Van Gaal.

Van Gaal - um homem com quem trabalhou no Barcelona na década de 1990. Um homem desafiando-o a se tornar o terceiro homem, de Ernst Happel e Ottmar Hitzfeld, para ganhar a Liga dos Campeões com dois clubes diferentes.

O final é um jogo entre uma equipe que quer jogar futebol e uma equipe que só quer parar o futebol
Bayern extremo Arjen Robben

E um homem que subiu a parada antes da final afirmando ser o melhor gerente dos dois, dizendo: «Ele (Mourinho) treina para vencer. Eu treino para jogar um futebol bonito e vencer. Meu caminho é mais difícil."

É um fascinante jogo-up: Van Gaal o mestre de Mourinho, contra o ex-aprendiz.

A Dupla se conheceu quando Van Gaal foi apontado como o sucessor de Bobby Robson no Barcelona em 1997 - e foi um encontro que deixou uma impressão duradoura sobre o holandês.

Ao saber que estava prestes a tornar-se o excesso às exigências no Camp Nou, Mourinho reagiu furiosamente, dizendo então presidente Josep Lluís Núñez que ele merecia ser mantido em virtude do papel que desempenhou no sucesso do clube na Taça de Espanha, a Supercopa da Espanha Taça e Taça das Taças Europeias.

"Mourinho estava muito irritado", lembrou Van Gaal. "Ele estava muito irritado e gritou. Isso foi impressionante para mim, porque ele tinha emoções, e ele estava certo.

"Eu pedi que ele fosse o treinador, o treinador, porque ele sabia que a equipe e que ele poderia me ajudar. Ele disse 'sim' e ficou três anos comigo.

"Ele analisou todos os jogos para mim e fez isso muito bem. Ele realizou as sessões de treinamento individual, e também, dexei-o treinar os jogos da Copa Catalunya. Ganhou-a."

Ele provou ser um relacionamento rentável. Trabalhando juntos, a dupla levou a Barcelona à sucessivos títulos da Liga ,e outro triunfo : aTaça de Espanha.

E os sucessos continuaram vindo para Mourinho, quando ele se tornou um gerente em seu próprio direito, em 2000, substituindo Jupp Heyneckes, como chefe do Benfica.

Ele ganhou seis campeonatos em três países, além de oito troféus nacionais, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões.

É um currículo que venha a lançar a maioria dos outros "na sombra, mas não de Van Gaal.

O holandês de 58 anos de idade, tem sete títulos de campeão em três países para o seu nome, mais sete troféus nacionais, uma Copa da Uefa, duas Super Taças, uma Taça Intercontinental e uma Champions League triunfo.

Ele também conseguiu a Holanda durante dois anos, embora o holandês não conseguiu se classificar para a Copa de 2002, durante o seu mandato.

Agora, Van Gaal e Mourinho irá enfrentar-off para o prêmio máximo no futebol do clube.

Se os críticos - e Van Gaal - estão a ser acreditados, é uma final entre dois gerentes com ideologias diferentes. O holandês é um fornecedor de qualidade e expansão do futebol, enquanto que o Português é o definitivo - "vencer a qualquer custo"- comerciante.

Bayern extremo Arjen Robben, que tocou com Mourinho no Chelsea, certamente, acredita que os dois homens do futebol abordam-o de diferentes maneiras.

FUTEBOL ESPETÁCULO X FUTEBOL COMPETITIVO

"Mourinho coloca uma equipa vencedora, não importa se ele é feito com o futebol bonito ou não", disse Robben. "A filosofia no Bayern é do treinador que quer vencer jogos por jogar futebol bonito."

E acrescentou: "O final é um jogo entre uma equipa que quer jogar futebol e uma equipe que só quer parar o futebol".

Jose Mourinho and Louis van Gaal
Mourinho e Van Gaal se enfrentam pela primeira vez na final de sábado

É uma crítica rejeitada por Mourinho, no entanto. Falando ao jornal The Times, ele disse: "É tão injusto se alguém pensa que o Inter é uma equipe defensiva.

"A equipe de futebol é feito de equilíbrio. Eu não acredito em um time atacando louco, eu não acredito em uma equipe defensiva louco. Meu Porto tinha equilíbrio, meu Chelsea teve equilíbrio, e temos equilíbrio nesta equipe. Futebol é feita sobre o equilíbrio. "

Inter de Mourinho, regularmente, linhas em um ataque formação 4-2-3-1, centrada em torno do revitalizado meia Wesley Schneider, e utilizando ,ainda, Samuel Eto'o, Goran Pandev e Diego Milito.

No seu lado da Champions League em casa para Barcelona e Chelsea, que foi a turnê da Inter de força no ataque e não defesa, que viu o triunfo.

Na verdade, apenas uma lesão de Pandev no warm-up ea expulsão de Thiago Motta solicitado show defensivo do Inter contra o Barcelona na segunda mão - um jogo que vi Inter não estacionar tanto um ônibus na frente do gol como "um avião ", lembrou Mourinho.

E Van Gaal tem sido não menos oportunista em seu primeiro ano no comando da Alemanha. Com o Bayern no oitavo lugar da Bundesliga como recentemente, em Novembro, ele tirou uma equipa que já ostentava 11 novas contratações a partir do verão.

Fora passou os gostos do goleiro Michael Rensing, full-back Edson Braafheid, Anatoliy Tymoschuk meia e os atacantes do grande-dinheiro Mario Gomez e Luca Toni.

No veio do veterano Hans-Jorg Butt, jovens e Holger Badstuber Thomas Muller, enquanto Van Gaal colocou uma profunda confiança em Robben, Bastien Schweinsteiger e Lahm Phillip.

Com o Inter, Bayern venceu o campeonato e a taça duas vezes, nesta temporada, mas como especialista do futebol europeu , Gabrielle Marcotti observou: "No Ajax e Barcelona, onde o Sr. Van Gaal fez o seu melhor trabalho, suas equipes eram conhecidas por um estilo de ataque do fanfarrão. No Bayern , a equipe é um pouco diferente, mais equilibrada e mais avessos ao risco. " Em 34 jogos da Bundesliga, o Bayern marcou 72 gols, contra 75 em 38 jogos do Inter Serie A. Na Europa, o Bayern marcou 21 gols, o Inter 15, mas os alemães perderam para o Manchester United, Fiorentina e Bordeaux (duas vezes), enquanto apenas Barca (duas vezes) ter vencido o Inter.

Tudo faz para um confronto promissor - o final que poucos esperavam.

Bayern fãs, certamente, não teria ousado sonho de chegar à final, quando perdeu em casa e fora para eventual quarto-finalistas Bordeaux na fase de grupos.

Inter, também, deve ter temido o pior quando empatou com o Dynamo Kiev, Rubin Kazan e, em seguida, perdeu para o Barcelona em três dos seus cinco primeiros jogos na competição desta temporada.

E, no entanto, a experiência do Van Gaal e Mourinho ajudou a moldar duas equipes se estabeleceu em sua abordagem, repleta de confiança e à beira de um triplo histórico.

A influência de Van Gaal ,disse Mourinho, não é perdida no Português, que admitiu: "Ele me deu confiança. Ele foi muito importante no meu desenvolvimento."

Mas, em resposta às reivindicações deVan Gaal, de que ele é um estrategista defensivo, Mourinho traiu seu sentimento de rivalidade, descrevendo, afirma o holandês como "jogar areia nos olhos".

Mourinho é dos críticos e da escolhados " bookies ", para sair vitorioso da disputa de sábado.

Jogue no fato, de que a final será disputada no Santiago Bernabéu - casa do Real Madrid e, supostamente, Mourinho na próxima temporada - e os bastidores de um encontro já tantalizing só se aprofunda.

Mas, no momento, apenas uma pergunta de resposta às necessidades - pode levar Mourinho,o Inter x Bayern, vencer e chegar a uma primeira Taça dos Campeões Europeus, desde 1965?

"Seria uma conquista incrível, porque o nível da competição é muito elevado, e nossa estrada para a final, foi um caminho incrível", insistiu.

"Mas não vamos jogar a final com uma obsessão, mas com um sonho."

E um sonho que seria se o "Special One" surgisse a partir de sábado vitorioso no final, com uma pontuação muito bem resolvida entre protegido e professor.

Comentários