Um jogo que se caracterizou pelo equilíbrio tático, no primeiro tempo.
Jogo eletrizante, com situações criadas pelos dois times, mas que contou com a competência do Caxias, na abertura de placar.
Um melhor posicionamento tático , sem a bola, do Pelotas: Clodoaldo(foto) fazia o quarto homem pelo lado esquerdo. Maicon Sapucaia, abria no outro lado, formando uma linha(a segunda) de defesa, organizando as duas linhas de quatro jogadores, com os dois laterias e dois zagueiros, mais atrás.
O diferencial a favor do Caxias, foi a velocidade e melhor aproximação nas chegadas ao ataque , de seus jogadores .
Envolveu o lado esquerdo de defesa do Pelotas, de maneira, que o técnico trocou Pedro, por Jonathan Costa, ainda no primeiro tempo de jogo. Porém, nem isso resolveu. O time ficou sendo atacado sempre por aquele setor, de onde , inclusive, originaram as jogadas e os lances de gols do Caxias.Para piorar, no segundo tempo, houve falhas de marcação do lateral, erros de passes, e não criou jogadas ofensivas pelo lado do campo.
O Caxias, cresceu pelo mesmo lado, e mandou nos contra ataques rápidos, que assustavam ao torcedor na arquibancada.
Qualidade de Edenilson, meio campista veloz, com Cristian Borja, Mauro e Itaqui, no meio campo e ataque, chegavam com habilidade, nas investidas ofensivas.
Destaquei , aí , a participação de Clodoaldo, quando sem a bola, ocupando o lado de meia esquerda, tentando diminuir a pressão das saídas do Caxias.
O Caxias levava outra vantagem: seus atacantes trabalhavam em velocidade e aproximação ofensiva.
Já o Pelotas, enfiava bola espetada para Sandro Sotilli(foto), que pouco resolvia, devido a marcação forte nele, e a falta de um jogador , chegando para fazer a jogada.
No segundo tempo, mesmo com o Caxias vencendo por 1x0 - gol aos 27'30",do 1º tempo, de Cristian Borja, numa falha individual de marcação na área, o Pelotas tentou arriscar mais.
ALTERAÇÃO TÁTICA- saiba como ficou
Ainda aos 36' do primeiro tempo, o técnico Beto Almeida, tirou o lateral Pedro, colocou Alex Dias no time.Passou o zagueiro Jonatas Costa para o lado esquerdo, baixou Jonas de segundo volante para zagueiro ao lado de Bruno, e alinhou Tiago Duarte com Alex Dias ,
numa zona intermediária ofensiva.
O Lobo ainda teve aos 34, uma chance viva de empatar , no cabeceio de Bruno Salvador, que obrigou o goleiro, Fernando Wellington, a grande defesa, onde a bola ,desviada, tocou no travessão.
Voltou do intervalo com o mesmo time.
Há dois minutos, Alex Dias aproveitou uma bola na área e mandou uma bomba, mas que atingiu a trave esquerda da meta do Caxias.Quando tudo parecia que seria equilibrado, o time Grená, cria jogada de lançamento para o lado esquerdo da defesa do Pelotas, e chega ao segundo gol - Caxias 2x0-Edenilson.
O Pelotas insistia ... e numa falta da intermediária esquerda, cobrada com muita qualidade por Gavião, o Lobo descontou aos 8 minutos- 2x1.
Aos 26', veio o golpe derradeiro, quando o Caxias, mais uma vez, cruzou bola na defesa do Pelotas, pelo lado esquerdo, e em novo erro de marcação, o artilheiro da noite - Cristian Borja, tocou para o gol, fazendo 3x1 Caxias.Necessitando , visivelmente, de armação de jogadas, aos 27', o técnico Beto Almeida, colocou em campo, Nélio. Retirou Sotilli, que pouco pode fazer, devido a falta de melhor qualidade de passes enfiados para ele na área adversária.
A partir dos 30 minutos do segundo tempo, o Pelotas ganhou mais um adversário em campo: A PRESSA!
Tudo saía mais acelerado, possibilitando aumentar os erros, que eram bem aproveitados pelo Caxias na defesa, e saídas velozes de contra ataques.E o castigo parecia que não teria fim, quando aos 46 minutos ,nos acréscimos, uma bela jogada trabalhada por Nélio, cria um passe para dentro da área do Caxias que Alex Dias, aproveita de meia virada e diminuiu para 3X2 o placar.
Mas já não daria para muito mais. Visivelmente, o time sentiu o desgaste do movimentado jogo, e perdeu , em casa, novamente, na competição.O resultado anterior, também foi de 3X2 a favor do Universidade Sport Club, em Canoas.
No vestiário:
Presidente Aleixo : claramente desagradado com os últimos resultados do time, desde o jogo de Santa Maria,alegou que muitas explicações, não justificavam o mau desempenho, pois os adversários, passaram pelos mesmos problemas de calor, sol, e etc.
Técnico Beto Almenida: manteve sua coerência, e definição , de que seu trabalho está certo, e precisa de continuidade para buscar os resultados de vitórias.
Jorge Bopp(foto-arquivo), nem quis responder sobre uma futura derrota em Porto Alegre , para o Inter, e mudança de comando técnico.
FATO NOVO:
Após as entrevistas de final de jogo, o repórter Fernando Monassa , da Rádio Universidade, trouxe a informação sobre novo assédio do Juventude no técnico do Pelotas.
Amanhã , pela manhã(hoje), sabe-se que uma reunião do departamento de futebol e a presidência, estabeleceriam análises sobre o porquê dos maus resultados do Pelotas.
" Se o presidente com sua astúcia e esperteza, tem alternativas para buscarmos as vitórias , será importante ouví-lo" - acrescentou Beto Almeida.
Matéria - Beto Vetromille
Fotos - Beto Vetromille e J. Éder
Comentários