A Tal Maratona de Jogos

"Futebol é uma forte fonte de stress fisiológico."(Bangsbo, 1994) Sendo bem objetivo, não concordo com acúmulos de jogos sobre as equipes de futebol. Alguns aspéctos precisam ser avaliados para um entendimento do que acontece com isso. Primeiro, que na vida natural de qualquer ser humano, o binômio - trabalho / lazer- faz parte do mais simples operário. Sei que no mundo moderno muitas imposições de tempo, produção e resultados, fazem com que nosso estresse aumente. Nossas relações pessoais, socialmente, falando, também não são mais as mesmas. Lembro ,que aos domingos, as famílias amigas, passeavam e faziam suas "visitas", umas às outras. Não quero ser nostálgico. Apenas ilustrar como fomos, e como estamos hoje em dia. Santa Cruz do Sul Outro dia estive em Santa Cruz, cidade amiga , onde morei por dois anos ,trabalhando no F.C Santa Cruz, como Preparador Físico, e lá, uma cidade com um shopping-térreo, mas com opções de lazer, e uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, presenciei o que está acontecendo com nossos hábitos: três pessoas , sentadas em mesas paralelas, nem se olhavam.Sabem porque? Cada uma delas lincadas com seus computadores pessoais, navegando na internet. O que isso tem haver com nosso futebol, deve ser a sua pergunta? Diretamente, nada.Mas numa cidade, com uma população bem menor do que a de Pelotas, Porto Alegre, entre outras , com rítmo de vida menos acelerado, já se percebe que tempo, trabalho e lazer , parecem estar todos misturados num mesmo link de vida . Sem conversarem, na concepção real da palavra, estariam ali resolvendo seus relacionamentos, produzindo seus trabalhos, ou até se divertindo em hora de lazer? No Futebol Talvez essas mesmas pessoas , que relatei nos seus momentos "intimos internéticos", assistam jogos de futebol, ou na tv ou na estádio. Se em suas prórpias atividades pessoais, não respeitam mais a necessidade da vida de se comunicarem, fisicamente, o que esperar do resultado de suas idéias sobre o que os atletas em campo poderão sofrer , com essa escalada acelerada contra o tempoX rendimento físico? Ainda acrescento, que durante uma jornada de trabalho comum, diferente do futebol, sempre se tem uma escapada para o cafezinho, ir ao banheiro, etc. Entenda um pouco mais... O futebol impõe uma dinâmica, com constante contato físico entre os atletas e pela constante movimentação dos participantes do jogo. Corridas curtas, trocas de direção e saltos, são algumas das variadas exigências motoras comuns aos atletas de futebol. A alternância constante de velocidade, direção, dos mais diversos deslocamentos impõem um trabalho intenso a todo o sistema metabólico e músculo-esquelético.

A performance de um jogador, em resposta às exigências colocadas pelo jogo de futebol, faz apelo a diferentes capacidades motoras, expressas no quadro dos denominados fatores de natureza condicional. (Sousa e tal, 2003).

Segundo Sousa et al (2003) nas partidas de futebol, há exigências relativas às ações de curta duração e alta intensidade são evidentes nas ações de remate, sprint e salto nas mudanças de direção e de sentido do deslocamento e nas acelerações. Durante um jogo de noventa minutos, os jogadores realizam atividades de alta intensidade que, no seu conjunto, duram cerca de sete minutos, o que significa que o volume total dessas atividades é relativamente baixo. Não obstante, as ações decisivas num jogo de Futebol ,fazem apelo a movimentos de tipo explosivo, fazendo com que as mesmas tenham influência importante, não apenas na eficácia das ações de jogo, mas também nos resultados partidas.

Lemos H. (2001) na disciplina lecionada por António Natal, faz uma exaustiva caracterização do futebol.

Os resultados de diferentes estudos sobre as exigências fisiológicas do Futebol revelam que esta modalidade pode ser considerada como um exercício intermitente de elevada intensidade (Ekblom, 1986).

Segundo Bangsbo (1996) as exigências físicas podem, avaliarem-se, analisando os dois movimentos dos jogadores enquanto atuam: as variações das atividades dos jogadores e os diferentes estilos individuais durante um jogo.

Segundo Weineck, (1994) o futebolista “desenvolve uma atividade física de tipo explosivo, com acelerações entre 5 – 15 metros que se repetem muitas vezes (até 70) com marcadas intervenções de mudanças de direção e sobretudo, com altíssimas frequências de desacelerações e detenções, que devem efetuar-se estimulando ao máximo o sistema neuromuscular, o que repercute-se no sistema muscular esquelético do jogador”.

O jogo de futebol impõe a realização de exercício intermitente e prolongado, em que se combinam fases curtas de alta intensidade com longos períodos de baixa intensidade (Rebelo, 1993).

Bangsbo (1996) complementa ,quando afirma que para avaliar a atividade física de um jogador durante o jogo, estabelece alguns paramentros:

De pé, andando (4Km/h), fazendo jogging (8Km/h), correndo a pouca velocidade (12km/h), correndo a velocidade moderada (16km/h), correndo a grande velocidade (21km/h), sprintando (30Km/h), correndo para trás (12Km/h), cabeciando, carrinho.

O futebol é um desporto ,fisicamente, exigente, caracterizado por atividades intensas e frequentes. A avaliação fisiológica de treinos e jogos de futebol revelam que o futebol é uma forte fonte de stress fisiológico (Bangsbo, 1994).

Comentários