PROÍBIDO JOGAR NO CALOR

DIREITOS REINVINDICADOS E ATENDIDOS Conforme decisão judicial, estão proíbidos os jogos em horários específicos, como das 10h as 18h. A iniciativa do Sindicato dos Atletas Profissionais Gaúchos, teve o encaminhamento de uma medida cauterlar ,junto à Justiça do Trabalho, reinvidicando um direito do trabalhador, antes de mais nada. Rogério Rosa- Advogado Recebi um telefonema do advogado Rogéiro Rosa, representante do Sindicato dos Atletas, em todo o interior do estado gaúcho, onde foram esclarecidas etapas, que levaram a entidade , a tomar essa atitude: -Altetas de vários clubes gaúchos, inclusive da dupla GRENAL, procuraram o sindicato para reclamarem dessa excessiva exposição ao calor , durante os jogos nesse horários muito quentes; -A entrevista do Preparador Físico do Inter -Poa, após o jogo contra o Novo Hamburgo, onde o Inter venceu por 3x1, mas que causou danos importantes em alguns atletas colorados, que chegaram a perder até 4% de peso corporal, onde o índice de 5% é o limite para saúde; -Opiniões de cronistas da imprensa de Porto Alegre, como o ex atleta Falcão. Cabe salientar, que aqui em Pelotas, também, são travados esses debates, apoiando a mudança desses horários. É LEI Segundo a própria legislação trabalhista ampara, dentro das NR- Normas Regulamentadoras, estabelecem, que há o ítem regulamentando sobre os LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA EXPOSIÇÃO AO CALOR. São qualificadas as atividades como LEVES, MODERADAS E PESADAS, ONDE O PERFÍL DE UM DESEMPENHO ATLÉTICO, NO FUTEBOL , PODE SER AVALIADO COMO PESADO, informa que não há como trabalhar sob essas condições climáticas . AInda descreve a N.R. , que índices do metabolismo, temperatura, umidade o dar, entre outros, devem ser levados em conta para que essa atividade possa ser desenvolvida. CANAL P.F.C. - detentor dos direitos de transmissão- manifesta-se! Em uma conversa informal com os representantes do Sindicato dos Atletas, demonstraram total flexibilidade ,quanto a troca dos horários de transmissão desses jogos , nos períodos de pico do calor.Portanto, fica claro, que embora as críticas que recebe a "televisão", não parte dela, a simples imposição da grade de horários , para a realização desses jogos do Gauchão. FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL Aqui começa parte do problema. Vejam a seguir: "A respeito do assunto, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelleto, afirmou que o departamento jurídico da entidade encaminhará recurso contra a liminar que proíbe jogos do Campeonato Estadual entre as 10h e 18h. De acordo com o dirigente, os compromissos assinados precisam ser cumpridos e, persistindo a decisão, os clubes serão prejudicados.

– Quando você assina um contrato por livre e espontânea vontade precisa cumprir. Vai trazer enormes prejuízos. Imagina o consumidor que comprou os pacotes dos jogos? Vai dar uma enxurrada de ações contra a televisão que detém os direitos – disse.

Segundo Novelleto, se a decisão for mantida, a televisão deixará de repassar os recursos: – Sem cumprir o que está no papel, a TV não vai repassar os valores e, consequentemente, os clubes também não vão receber da Federação e o jogador não vai ganhar seu salário – alegou."

( matéria do futeboldaqui.com.br)

CONTRADIÇÃO

Percebo uma, entre o que foi dito ao Sindicato, e o que defende o presidente Novelletto.

OPINIÃO

Sabe -se que a própria F.G.F. , também , negocia suas cotas publicitárias em cima dos jogos. Portanto, conforme afirmou o presidente Novelletto, na matéria acima, está um tanto desagradado com a preservação da vida, em relação ao seu benefíicio econômico.

MULTA

Essa medida cautelar, abrange todos os jogos da Primeira e Segunda Divisões, gaúchas.

Caso a FGF venha a descumprir essa decisão judicial, a multa imposta será de 150 mil reais, além de mais 5 mil reais por cada atleta que entrar em campo nesses horários.

Para Ilustrar

Registrei esta foto, da cabine de transmissão da Rádio Universidade, onde fiz o comentário do jogo entre Avenida 0X 1 Pelotas, às 18:30h , antes do jogo começar.

Temperatura de 38°C , e sensação térmica de 43°C, conforme nos informava o nosso plantão, Daniel Kurz, através dos sites de meteorologia.

Saudade do inverno...

Comentários