Saiba com será a Medição da Temperatura antes dos jogos

Simon constata que rodada seria adiada pelo calor

O acordo entre Federação Gaúcha de Futebol e Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul definiu que os jogos do Estadual podem ocorrer em qualquer horário, desde que a temperatura não seja superior a 35 graus. Com a rodada marcada para as 16h deste sábado, Carlos Eugênio Simon, árbitro de Grêmio e São José, visitou o estádio Olímpico na hora em que será disputado o jogo para verificar se este seria realizado, caso estivesse marcado para esta sexta-feira.

A resposta foi negativa. Em duas marcações feitas na terde desta sexta-feira o termômetro marcou 35.3 e 36 graus. O máximo atingido chegou a 40.3 graus, em uma terceira medição. A previsão do tempo aponta para mais calor neste final de semana. "Se não tivermos condições de jogo, vamos respeitar a liminar. Claro que haverá um bom senso, mas não podemos passar por cima da justiça", alertou Simon.

"Haverá uma medição meia hora antes do jogo, depois esperaremos 30 minutos e faremos outra, se ainda não for possível realizaremos uma terceira, para daí dar condições ou não de jogo. Diz no regulamento que, se não for realizado o jogo no dia, será remarcado para um dia depois", explicou o árbitro.

Ainda há outro problema para a Federação. Está definido no regulamento que, na última rodada de cada turno os jogos serão simultâneos. Portanto se, em qualquer estádio, a temperatura for superior a 35 graus, nenhum jogo será realizado.

"Já apitei jogos com calor superior a 40 graus. Acredito que prejudique o andamento do jogo. Que as equipes não tenham a condição de correr", afirmou Simon.

Novas Informações

Na tarde desta sexta-feira, o árbitro Carlos Simon, responsável por comandar o jogo entre Grêmio e São José-PA neste sábado, às 16h, esteve no gramado do Estádio Olímpico para gravar uma matéria para a RBS TV em que relatou como será o procedimento para aferição da temperatura antes de a bola rolar pela última rodada do primeiro turno do Gauchão. Como ficou acordado entre a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o Sindicato dos Atletas Profissionais do RS, após reunião na última terça, a partida somente poderá começar se o termômetro marcar abaixo de 35 graus. Como será feita a medição Simon explicou que às 15h30min irá até o centro do campo com um termômetro concedido pela FGF e acompanhado por Pedro Ivo, médico e delegado da federação. Se a temperatura estiver acima do permitido, os capitães serão avisados e nova medição será feita meia hora mais tarde. Às 16h, se novamente o tempo não permitir o início do confronto, mais trinta minutos serão aguardados. Na terceira tentativa, às 16h30min, se ainda o termômetro apontar mais de 35 graus, a partida será suspensa. este procedimento será realizado em todos os jogos da rodada do Gauchão. Vale destacar que, durante a gravação da reportagem, pouco depois das 16h, o termômetro indicou 37 graus.

Comentários