LOBÃO - VITÓRIA da IMPOSIÇÃO

O Jogo

O Pelotas venceu ao Ypiranga de Erechim por 4x1, na Boca do Lobo, na quinta feira 19 horas.

Depois da má apresentação contra o Novo Hamburgo na derrota por 1x0, ao começar a quarta rodada do Gauchão, o time ocupava a última colocação da tabela de classificação, dentro da sua chave. A vitória passava a ser uma obrigação maior ainda. Remover a imagem da última apresentação , e retomar a confiança da equipe, também seria fundamental.

Sistemática do time

Com um sistema mais ofensivo, devido as variações táticas colocadas , e não apenas pelo número de atacantes em campo , o técnico Beto Almeida, fortaleceu o setor de ataque, com a chegada de Tiago Duarte, Clodoaldo , Sandro Sotilli , e mais atrás, Maicon Sapucaia, que aproveitava bem o rebote ofensivo. Assim o Pelotas tomou conta das ações do começo de jogo, dificultando muito o time do Ypiranga , que ficou pressionado, sem sair de trás armando jogadas. A abertura de placar com o atacante Clodoaldo, foi aos 12 minutos do primeiro tempo. Era uma questão de tempo para mexer no escore, devido a forte pressão exercida pelo Lobão, desde a saída de bola.

Ainda, no primeiro tempo, o segundo gol surgiu aos 26 minutos, outra vez com Clodoaldo. O Ypiranga só conseguiu chegar mostrando algum perigo aos 40 minutos , numa jogada pela direita e chute de Sharlei, mas saiu cruzado pela linha de fundo.

Expectativa do Segundo Tempo

Esse era o momento da verdade.

Seria o Pelotas capaz de manter todo o bom aproveitamento e rendimento coletivo do primeiro tempo? Baseado nos retrospectos contra o Grêmio e o Novo Hamburgo, saber se o time cairia de rendimento, era o aguardado.

O time de Casemiro Mior voltou ,tentando reação no segundo tempo. E logo aos 2 minutos criou uma oportunidade, que resultou em escanteio. Mas aos 4 minutos, novamente ,Clodoaldo, mataria o jogo com o terceiro gol para o Pelotas

A partir daí, acreditava-se que o time de Erechim, deixaria o ritmo abater sua proposta de reagir. Mas não foi assim. Logo aos 10 minutos, um chute de fora da área tocou na mão de um defensor do Pelotas, e Francisco Neto, árbitro, marcou pênalti , discutido, contra o Pelotas. Michel cobrou , e a bola bateu no travessão. Era disperdiçada a oportunidade de diminuir a diferença.

Aos 14 minutos , Gavião deu lugar à Jonas , como volante. E logo em seguida , aos 15, nas tentativas ofensivas do Ypiranga, Guto descontou para 3x1.

Casemiro mudou no lado esquerdo, retirando Marcelo Muller e colocando o bom jogador Fábio, que apresentou constantes chegadas pelo setor direito de defesa áureo cerúlea. Durante alguns momentos da segunda etapa , o time do Ypiranga, dominou o setor de meio campo, com o Pelotas tentando administrar o placar , já ampliando a seu favor. Passados 28 minutos, Beto Almeida manda a campo Dick, como lateral direito do Pelotas. Retirou um atacante, Sotilli. Adiantou Maurinho, que estava ,visivelmente, preservado das investidas constantes pelo lado do campo, na função primeira.

Maurinho repetiu o posicionamento de meio campo, como em Novo Hamburgo,mas com menos desgaste , do que no jogo do Estádio do Vale.

Faltando 15 minutos para terminar a partida, estreou no Lobão o atacante Alex Dias, recém contratado pelo Pelotas. Ainda com discreta movimentação , pelo tempo em que esteve parado(2 meses), conseguiu um chute certeiro no gol do Ypiranga, mas que teve o desvio no cabeceio do zagueiro do Pelotas, Bruno Salvador, para as redes, encerrando o placar, e praticamente o jogo, que se estendeu até 48 minutos , mas com a definição numérica do escore em Pelotas 4 X 1 Ypiranga de Erechim.

Fala, o técnico Beto Almeida

Time Novo

Alegou que o time ainda é “novo”, pelo pouco tempo, em que alguns atletas chegaram no clube, como Alex Dias, há 4 dias na Boca do Lobo. Portanto, fica claro , que aindafalta de um melhor entrosamento no time.

Determinação

Elogiou a determinação da equipe na aplicação tática, e atitude de jogo.

Time mais Equilibrado

Ressaltou o desempenho mais equilibrado , tanto defensivo ,quanto ofensivamente. Acrescentou que a identidade do time foi mostrada no jogo contra o Ypiranga.

Clodoaldo

Também , elogiou as qualidades do atacante Clodoaldo, o qual já havia sido seu atleta , com características de velocidade e boa finalização.

Já havia citado, em colunas anteriores, sobre esse atleta, quando, ainda, alguns tinham pouca lembrança de sua passagem pelo Xavante .

Cansaço

Beto Almeida , explicou ainda, que em Novo Hamburgo , haviam 3 atletas sentindo forte cansaço no vestiário, durante o intervalo da partida. Entre eles, Maurinho e Tiago Prado. Aliás, sobre o lateral Maurinho, o qual eu me posicionei no jogo anterior, como um dos atletas que apresentavam baixo ritmo físico, e conseqüente baixa desenvoltura técnica, isso acabou sendo confirmado pelo próprio técnico.

No jogo da Boca do Lobo, foram poucas as chegadas na lateral até a linha de fundo. Mais precisamente, 3 vezes, em cruzamentos. Sua função foi mais facilitada, pois na condição de lateral, taticamente, foi incumbido de marcar mais , apoiando menos, ou como se diz no futebol: “ indo na boa.”

Opinião

Bela vitória do Lobão, que agora irá enfrentar ,novamente em casa, no domingo, 17 horas, o time do Esportivo de Bento Gonçalves.

Uma nova vitória, fará com que o time áureo cerúleo, retome a briga pela parte de cima da tabela, rumo à classificação.

Comentários