Dando continuidade as atividades da Associação Cresce, Xavante! apresentamos para a torcida Xavante o nosso projeto de construção de um sistema de drenagem para o estádio Bento Freitas. A primeira pergunta que irá surgir certamente, é o motivo pelo qual, dentre tantas necessidades prementes que nosso clube possui, escolher por fazer a drenagem.
Vejamos algumas imagens abaixo:
cenas de Brasil X América /MG
Quem não tem ainda na lembrança aquela tarde chuvosa de domingo, quando por estarmos com o campo encharcado, não conseguimos fazer valer o nosso temido fator local contra o bom time do América Mineiro. Todos sabemos que o Brasil, o Bento Freitas e a Torcida Xavante unidos formam um adversário que dificilmente é vencido. Mas para isso, precisamos de ter um campo em condições para que nossos guerreiros possam desempenhar seu melhor futebol. Como não podemos interferir nas chuvas que volta e meia castigam nossa região, temos que nos prevenir da melhor forma possível.
Sempre buscando o melhor, como foi na substituição da tela, procuramos diversas empresas, todas especializadas em sistemas de drenagem de campos de futebol. Acabamos por escolher o projeto apresentado pela empresa MACCAFERRI (http://www.maccaferri.com.br), multinacional com sua matriz na Itália, mas que hoje encontra-se nos principais países do mundo.
Esta empresa possui um sistema drenante moderno, que já é utilizado em grandes estádios do país, tais como Engenhão (RJ), Bento de Abreu (Marília/SP), Orlando Scarpelli (Figueirense/SC) e no vizinho campo do novo estádio do Novo Hamburgo/RS.
Como funciona o sistema
O sistema consiste na construção de valas com profundide máxima de 1 metro no centro do campo e inclinação de 0,5 grau em direção as laterais, distanciadas uma da outra em 5 metros. Em cada vala é colocado o Geocomposto Drenante Macdrain e um cano específico para drenagem. Este geocomposto absorve e filtra água, fazendo com que ela escorra rapidamene até os canos, e estes, através de sua inclinação, conduzam a água até a lateral do campo. Da lateral do campo, está água irá se concentrar em local a ser construído ao lado da linha divisória, de ambos os lados, e a partir dali será conduzida através de canos de pvc, para a for a do estádio Bento Freitas.
Veja ilustração abaixo do projeto e do Geocomposto Macdrain:
Nesta solução que estamos apresentando, consideramos uma evolução em relação aos tradicionais sistemas de drenagem, conhecidos como “espinha-de-peixe” que se utilizavam basicamente de brita. No sistema tradicional, era necessário retirar a grama, cavar valas mais largas, colocar o cano e cobrir com brita e após recolocar a grama. No projeto que iremos utilizar a vala é cavada de maneira mais estreita, coloca-se o geocomposto e o cano, e tapa-se o buraco novamente com a mesa areia que foi retirada anteriormente, não se utilizando de brita.
Outras vantagens do sistema drenante escolhido:
* Economia;
* Rapidez em execução;
* Fácil instalação;
* Fácil dimensionamento;
* Tem elevada capacidade de vazão;
* Elimina o empuxo hidrostático;
* Protege a impermeabilização;
* Instalação simples, rápida e limpa;
* Não requer mão de obra e ferramentas especializadas;
* Permite aplicações em locais com limitações de espaço;
* Pode ser instalado em qualquer direção (Horizontal, vertical e diagonal);
* Único geocomposto do mercado que permite ser dobrado sem comprometer sua capacidade de vazão;
* Entre outros.
Prazo de conclusão da obra e custo:
Como esta obra requer intervenção no campo de jogo, e como esperamos que o GE Brasil jogue e seja campeão da copa Arthur Dallegrave, devemos iniciar a obra no dia 1 de dezembro do corrente ano. Sendo que se o tempo não prejudicar e tivermos os valores necessários, o campo estará em pefeitas condições de jogo para a estreia Xavante no ano de 2010 na divisão de acesso do campeonato gaúcho. Só para exemplificarmos, no estádio Bento de Abreu, foi realizado obra semelhante no período de 30 dias, ou seja, possuímos tempo suficiente para a conclusão desta benfeitoria.
Com relação ao custo, a empresa Maccaferri cobrou o valor de R$ 37.000,00 (valor atual, podendo variar um pouco) pelo projeto, material drenante (canos e geocomposto) e supervisão da obra. Além disto precisaríamos da contratação de mão-de-obra e do aluguel de uma valheitadeira (máquina específica para as valas). Desta forma, imaginamos o gasto total com a obra em torno de R$ 45.000,00aproximadamente.
Mais uma vez, contamos com o apoio de todos os Xavantes, que abracem esta causa, para que ano que vem possamos estar comemorando o tão sonhado acesso a série B do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Gaúcho, comemorando assim nosso centenário em grande estilo e no lugar que jamais deveríamos ter saído.
Confira algumas fotos das obras da empresa Maccaferri no Estádio Bento de Abreu, pertencente ao Maríia/SP:
Informações enviadas por Gabriel Urtaga - Associação CRESCE, XAVANTE!
Comentários