Arrogância ou competência?

Lembram , há alguns anos , quando nossos clubes faziam verdadeiras batalhas para enfrentar o futebol forte da dupla GRENAL e dupla CA? Lembram de que ,quando nossos clubes empatam ,ou até perdem no confronto para clubes com menor expressão de estruturas, o quanto são cobrados? Através desse breve relato, quero ajudar a você , recordar comigo algumas situações interessantes. 1977- Boca do Lobo - Pelotas 0 X 0 Internacional O Pelotas tinha Fernando Xavier, Darci Monique, o goleiro destacado para a Seletiva,Nei, entre outros . O Internacional ,Bi Campeão Brasileiro 75/76, tinha : Manga, Figueroa, Falcão, Vacaria, Valdomiro, Escurinho, que consagrou o Nei com duas cabeçadas mortais da bola no solo , e o goleiro do Pelotas fez históricas defesas.

1979 Pelotas 2 X 2 Internacional(Campeão Brasileiro Invícto/79)

O Pelotas de Flávio Minuano, com dois belos gols naquela noite para o Lobão, em jogo na Baixada , pois o Pelotas perdera o mando de campo, ou estava em obras,confesso não recordar esse motivo, resistiu ao Falcão, Benitez - outro goleiro de seleção,desta a Paraguaia 1985 - Brasil 2 x 0 Flamengo O Xavante, em noite memorável , o time venceu ao poderoso Mengo na Baixada. O Brasil tinha Silva, Doraci, Bira, Júnior Brasília, Lívio entre outros. O Flamengo tinha um super time de Zico, Adílio, Andrade, Fillol(goleiro da Seleção Argentina),Mozer e outros. Zagalo(Tetra Campeão do Mundo) era o técnico do time da Gávea. 1992 - Grêmio 0 x 1 Pelotas ( no Olímpico)

-Vitória do Pelotas com o gol de Luiz Carlos Gaúcho. 1996 - Brasil 1 x 0 Internacional Após subir ,como campeão de sua chave, o Xavante entrou numa chave de 4 clubes na fase final do Gauchão da 1ª Divisão (era assim a fórmula). O Brasil tinha Pablo, Dido, Badico, Sérgio Márcio, Luizinho entre outros. Técnico Silva. O Internacional veio com o comando de Nelsinho Batista, preparado fisicamente pelo prof. Flávio Trevisan , e tinha no elenco Gamarra, (melhor zagueiro do mundo -Copa 98), Argel, Goicotcheya(goleiro da Seleção Argentina), César Prates, Leandro Machado atacante, etc. 1996 - Brasil 2 x 0 Juventude

O mesmo time acima do Xavante, enfrentou no jogo da volta na baixada o time alvi verde completo, que tinha o poderio da Parmalat, com Brunoro e tudo. O Juventude tinha Trelles, Alex Alves, Daniel Frasson, etc. O tempo passou... Nossos clubes evoluíram. Melhoram estruturas em relação aos muitos clubes do nosso interior . Participaram em competições nacionais de expressão. De repente, em 2009, O Pelotas perdeu para o Panambi,lá. Perdeu para o Riograndense ,aqui. Atrapalou-se com alguns outros jogos de muita pegada adversária. O Brasil, também esse ano, perdeu uma para o Bagé, outra para o Lajeadense, e dois empates com Rio Grande. Lembram qual foi uma das frases proferidas por aqui? " Com a estrutura que o Brasil, e o Pelotas tem, não podem perder pontos para essas equipes." Com essas cobranças intensas, e por vezes apaixonadas, torraram alguns profissionais por aqui. E lá? No passado mais distante, quando a preparação física ainda era algo raro por estas bandas, como explicar o Zico perdendo aqui? O Gamarra, sendo derrotado na Baixada? O Grêmio , já com conquistas de Mundial e Libertadores, sendo derrotado pelo humilde Pelotas , no Olímpico Monumental? Sabe o que acontece? Supervalorizamos nosso futebol. Achamos que vencer aos demais é só "obrigação". Que fora daqui , parece , que ninguém treina, niguém olha futebol, nem investe os seus recursos , mesmo pequenos, para tentar resistir aos nossos times. Qual a melhor palavra para tentar definir este comportamento, "pelotense"? Eu tenho uma ... arrogância! Até a próxima.

Comentários